terça-feira, 12 de novembro de 2013

Exposição do Museu da República ganha prêmio internacional

A pintura capturou relâmpagos e tempestades na intensidade da luz solar do Caribe


A mostra ocorreu no Museu Nacional da República, de 6 de dezembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013Mary Leal/Agência Brasília
O Museu Nacional da República ganhou o prêmio internacional CLAP - referência mundial em prêmios de desenho, branding e comunicação -, referente ao catálogo da exposição Revendo Reverón - O Relâmpago Capturado, do artista venezuelano Armando Reverón.  
A exposição foi campeã, em Barcelona, na categoria editorial e recebeu o reconhecimento mundial de melhor trabalho de ilustração gráfica aplicada a um projeto editorial.  
A participação no concurso internacional foi realizada pelos artistas gráficos Celia Matsunaga e Daniel Mira.  
O diretor do Museu Nacional da República, Wagner Barja, foi o curador da exposição, diretor de arte e organizador editorial.  
— A exposição brasiliense teve o privilégio de contar com dois profissionais da capital federal. Os artistas plásticos da cidade nos orgulham por levar esse prêmio de grande expressão internacional e de peso na cena do desenho gráfico mundial.  
A mostra Revendo Reverón - O Relâmpago Capturado ocorreu no Museu Nacional da República, de 6 de dezembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013. Ao todo, foram 174 obras, entre pinturas, desenhos, objetos e fotografias.   Segundo Barja, a pintura de Reverón capturou relâmpagos e tempestades na intensidade da luz solar do Caribe, por esse motivo o nome da exposição.  
Nascido em Caracas, em 1889, Reverón é considerado um dos artistas mais importantes na busca da reafirmação de uma arte latino-americana modernista e contemporânea.  
As paisagens e o homem venezuelano que aparecem em suas obras revelam um pintor apaixonado pelas tradições e costumes do seu país.
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário