sábado, 2 de novembro de 2013

Espuma branca reaparece na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio

Secretaria de Meio Ambiente diz que nível de oxigênio da água é excelente.
Espuma se forma com entrada de ventos, informa órgão.


Espuma branca cobre trecho da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio  (Foto: Cristiane Cardoso/G1 Rio)
Espuma branca cobre trecho da Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Flamengo, no Rio (Foto: Cristiane Cardoso/G1 Rio)
Uma nova camada de espuma branca voltou a aparecer em alguns trechos da Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, na tarde deste sábado (2). O fenômeno chamou a atenção das pessoas que caminhavam no entorno da Lagoa, um dos principais cartões postais da cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o motivo é o vento sudoeste que acelera a batida da água e provoca a espuma. A Secretaria informou que o nível de oxigênio da água é medido de hora em hora. Por volta das 16h, esse índice marcava 8%, o que é considerado excelente.
A assessoria do órgão informou ainda que não há riscos de mortandade de peixes  e que isso só ocorre quando o oxigênio chega a zero. Segundo a secretaria, a expectativa é que, sem ação dos ventos, a ocorrência termine em três dias. O mesmo fenômeno ocorreu nos dias 26 e 29 de outubro em alguns pontos do espelho d'água da Lagoa.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a cidade neste sábado é de ventos fracos a moderados. Para o domingo a previsão é de ventos fracos. 
FONTE: G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário