domingo, 17 de novembro de 2013

Corrida de Rua no Gama reune mais de 1,2 mil atletas

Objetivo do evento foi alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina


Governador Agnelo Queiroz entrega o prêmio para o corredor Yugo Rodrigues, vencedor da categoria cadeiranteDênio Simões/GDF
A terceira etapa do "Circuito SEsp de Corrida de Rua 2013", realizada no Gama, reuniu  neste domingo (17) mais de 1,2 mil corredores nos trajetos de cinco e 10 quilômetros. O evento, que comemora os 53 anos do Gama, teve como objetivo alertar os homens sobre os cuidados com a saúde, em especial, sobre o câncer de próstata em alusão à campanha Novembro Azul.  
O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil, principalmente a partir de 65 anos. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 55 mil novos casos de câncer de próstata são registrados, por ano, no Brasil, e matam cerca de 13 mil homens a cada 12 meses.  
Segundo o secretário de Esporte, Júlio Cesar Ribeiro, outras corridas já foram promovidas pelo GDF para alertar sobre temas importantes, a exemplo do "2º Circuito SEsp de Corrida de Rua", que ocorreu no Eixão e reuniu mulheres para sensibilizá-las sobre a prevenção do câncer de mama, no "Outubro Rosa".  
— O esporte é saúde. Todas as vezes que incentivamos à prática de exercícios físicos, estamos cuidando da saúde da população.  
Yugo Rodrigues, vencedor da categoria cadeirante, afirmou que a ação é extremamente importante para desenvolvimento da população.   
— O incentivo ao esporte é maravilhoso porque isso é sinônimo de educação em saúde, além de ser uma forma de acabar com o sedentarismo que afeta a vida de muita gente.  
Quem compareceu ao Centro Olímpico, local da largada e linha de chegada, também teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, realizar testes rápidos para medição de triglicerídeos e colesterol, além de receber cartilhas e orientações em duas tendas montadas por uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde.  
Além disso, no local ocorreram apresentações do grupo de copeira Luta Arte, além de competições de basquete, vôlei e natação. O ápice da programação foi durante a execução dos saltos ornamentais pelas crianças matriculadas no complexo esportivo. O público fez contagem regressiva para que os alunos saltassem do trampolim e, também, de uma estrutura com dez metros de altura.  
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário