segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Chuva de 3h causa transtornos e asfalto cede em avenida de Aracaju

Teto de posto de gasolina desabou. Ruas de vários bairros estão alagadas.
Carros ficaram submersos em muitas garagens de condomínios.


Trecho da Av. Gentil Tavares na Zona Norte de Aracaju cedeu devido às fortes chuvas (Foto: Marina Fontenele/G1)
Trecho da Av. Gentil Tavares na Zona Norte de Aracaju cedeu devido às fortes chuvas (Foto: Marina Fontenele/G1)
A chuva intensa que atingiu Aracaju (SE) e região metropolitana na madrugada desta segunda-feira (4), veio acompanhada de raios e trovoadas, que são fenômenos raros em Sergipe, e durou cerca de 3 horas. Na Zona Norte da capital, parte do asfalto da Avenida Gentil Tavares cedeu. Na Praça da Bandeira, no Centro, o teto de um posto de combustíveis desabou, em parte da Zona Sul, muitos condomínios tiveram as garagens invadidas pela água.
A madrugada foi de transtornos e trabalho para as equipes da Defesa Civil. Árvores também caíram em avenidas importantes, como por exemplo, na Avenida Hermes Fontes. No Bairro Siqueira Campos, na Zona Oeste, muitas vias se tornaram verdadeiros rios, como a Avenida Mariano Salmeiron, Rua Pernambuco, Rua Florianópolis, entre outras importantes avenidas.
Rua Mariano Salmeiron no Bairro Siqueira Campos, na Zona Oeste de Aracaju ficou alagada (Foto: Reprodução/Aracaju Como Eu Vejo)Rua Mariano Salmeiron no Bairro Siqueira Campos, na Zona Oeste de Aracaju ficou alagada (Foto: Reprodução/Aracaju Como Eu Vejo)
O volume de água no canal e na Avenida Gentil Tavares, na Zona Norte da capital, foi tanto, que parte da pista no sentido Norte-Sul cedeu em um trecho de aproximadamente 40 metros de extensão. O secretário municipal da Infraestrutura, Luiz Durval, esteve no local no início da manhã para avaliar os prejuízos e acionar as equipes, que irão realizar o trabalho de retirada do entulho.
Secretário municipal da Infraestrutura Luiz Durval esteve no local para avaliar os prejuízos e acionar as equipes de manutenção (Foto: Marina Fontenele/G1)Secretário municipal da Infraestrutura Luiz Durval esteve no local para avaliar os prejuízos e acionar as equipes de manutenção (Foto: Marina Fontenele/G1)
“Esse canal existe há mais de 40 anos e só recentemente começou a apresentar problemas devido às fortes chuvas. O trecho que cedeu é bastante extenso e por isso a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foi acionada para orientar o trânsito, que teve que ser interditado em meia pista nos dois sentidos. Equipes já estão sendo deslocadas para iniciar o trabalho de retirada do entulho, que se permanecer no local, irá prejudicar o escoamento da água. Temos que prevenir outros transtornos, já que a previsão do tempo indica mais chuva nas próximas 24h”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, após a retirada do entulho, as equipes iniciarão obras de reparo, para que a pista possa ser liberada ao trânsito. “Por enquanto é inviável fazermos uma nova obra de canalização, principalmente por causa do fluxo intenso de veículos na região, pois teríamos que realizar vários estudos antes de apresentar o projeto e coloca-lo em prática”, disse.
Diversas árvores caíram por causa da chuva como esta na Avenida Hermes Fontes na Zona Sul de Aracaju (Foto: Reprodução/Aracaju Como Eu Vejo)Diversas árvores caíram por causa da chuva como esta na Avenida Hermes Fontes na Zona Sul de Aracaju (Foto: Reprodução/Aracaju Como Eu Vejo)
De acordo com André Carvalho, assessor da Prefeitura de Aracaju, o prefeito João Alves Filho, tem acompanhado o trabalho das equipes da Defesa Civil Municipal, que foram iniciados nas primeiras horas da madrugada. As secretarias responsáveis pelos serviços urbanos estão em alerta e já atuando em diversos pontos da capital, realizando a limpeza de vias e o recolhimento de árvores que foram derrubadas durante o temporal. “A Defesa Civil está inspecionando residências em áreas de risco para identificar aquelas com riscos de desabamento, para então, interditá-las e assim evitar maiores transtornos”, destacou.
Garagem do Edifício Graccho Cardoso, no Bairro São José, em Aracaju, ficou completamente alagada (Foto: Reprodução/Aracaju Como Eu Vejo)Garagem do Edifício Graccho Cardoso, no Bairro São José, em Aracaju, ficou completamente alagada (Foto: Reprodução/Aracaju Como Eu Vejo)
Na Zona Sul da capital, além do alagamento de ruas e avenidas, os moradores de condomínios tiveram outros transtornos. No Bairro São José, por exemplo, diversas garagens ficaram completamente inundadas e veículos ficaram quase totalmente submersos.
Estrutura do posto de conbustíveis localizado na Praça da Bandeira não aguentou a forte chuva e desabou (Foto: Marina Fontenele/G1)Estrutura do posto de conbustíveis localizado na Praça da Bandeira não aguentou a forte chuva e desabou (Foto: Marina Fontenele/G1)
Na Praça da Bandeira, na região central, o teto do Posto São Paulo localizado no cruzamento das avenidas Pedro Calazans e Desembargador Maynard, não suportou o volume de água e desabou atingindo cerca de três veículos. De acordo com o gerente, Gladson Siqueira Peixoto, o incidente ocorreu por volta da 01h30 da madrugada. Dois dos veículos são de propriedade do posto e apenas um seria de um cliente. O estabelecimento possui seguro e o prejuízo será ressarcido.
“O posto tem 26 anos e passou por reforma em 2011. A chuva foi muito forte, com muitos ventos e a estrutura não aguentou. Apenas o vigilante estava no local, e não ficou ferido, pois não estava embaixo da estrutura, que desabou de vez”, disse.
Três veículos e duas bombas de combustível foram atingidas pela estrutura (Foto: Marina Fontenele/G1)Três veículos e duas bombas de combustível foram atingidas pela estrutura (Foto: Marina Fontenele/G1)
Homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local, que foi interditado. Segundo o gerente, eles aguardam a liberação para iniciar a retirada da estrutura danificada, para que então, a reforma seja iniciada. Duas bombas de combustível foram danificadas, mas não há risco de incêndio.
FONTE: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário