Saúde: Brasília recebe 33 médicos cubanos
Imagem: Divulgação
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que os 33 médicos cubanos que foram contratados pelo programa Mais Médicos vão começar a trabalhar nas unidades da rede a partir da próxima quarta-feira, 6 de novembro. O contrato dos profissionais estrangeiros tem duração de três anos.
De acordo com a pasta, o GDF solicitou ao governo federal 97 profissionais. Nas duas primeiras etapas foram contratados 16 médicos brasileiros – 7 na primeira seleção e 9 na segunda. Com os 33 médicos estrangeiros, serão 49 profissionais do Mais Médicos atendendo no DF.
Os profissionais cubanos já estão no Brasil. Eles estão passando por um processo de adaptação, segundo a secretaria. Nesta semana, eles estão conhecendo a estrutura, os programas e as especificidades da secretaria de Saúde.
Os profissionais vão atender em Ceilândia, Brazlândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Guará e Estrutural.
A região de Ceilândia receberá 12 médicos. Samambaia, Gama e Guará (incluindo a Estrutural) receberão três médicos cada.
Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga terão dois médicos. Santa Maria e Planaltina receberão um profissional.
O programa
O Mais Médicos foi lançado pelo governo federal para aumentar a oferta de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) em curto prazo.
Para os médicos formados, o programa prevê, entre outras condições, a assinatura de um termo de compromisso com o governo para a atuação na localidade escolhida. Para os estudantes de medicina, o programa estabelece um período obrigatório de atuação de dois anos no SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário