segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Seops recolhe 400 propagandas irregulares em todo DF


Seops recolhe 400 propagandas irregulares em todo DF

Maior quantidade foi retirada dos cruzamentos de Vicente Pires, onde havia um total de 63 faixas
BRASÍLIA (21/10/13) – O Comitê de Combate à Poluição Visual retirou hoje de canteiros e postes de iluminação 398 faixas e placas de propaganda e publicidade irregulares em todo o Distrito Federal. A apreensão faz parte do cronograma de ações do GDF para coibir a poluição visual nas cidades.

"Hoje nosso trabalho teve o objetivo de fazer uma limpeza nas áreas públicas. Nas próximas ações, vamos acionar a Agência de Fiscalização para multar os culpados por sujar nossas cidades", afirmou o diretor operacional da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), Ricardo Soares.

A maior quantidade foi retirada dos cruzamentos de Vicente Pires: um total de 63 faixas. Em seguida, aparecem Riacho Fundo I e II, com 60 faixas recolhidas entre a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e a DF 001.

Na via Estrada Parque Guará (EPGU) e nas quadras comerciais do Guará I e II o número chegou a 50. No Recanto das Emas e no Park Way [Aeroporto] foram mais 37 materiais, em cada.

As demais publicidades foram recolhidas em Águas Claras (38), Ceilândia (32), Taguatinga (28), Núcleo Bandeirante (20), Park Way 18 e Gama (15).

Os materiais foram levados a uma cooperativa de reciclagem na Estrutural que reutiliza a madeira e o tecido usado na fabricação das faixas para enchimento de estofados e produção de adubo.

LEGISLAÇÃO - A afixação de publicidade e propaganda em área pública depende de autorização, que pode ser obtida na administração regional da cidade onde se pretende instalar o objeto.

O órgão poderá emitir licença de até sete dias, se houver previsão dessa autorização no Plano Diretor de Publicidade local.

O COMITÊ - Em abril de 2012, foi instituído no DF o Comitê de Combate à Poluição Visual, sob a coordenação da Seops.

Participam do colegiado a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, a Agência de Fiscalização (Agefis), o Departamento de Estradas e Rodagem, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô), a Coordenadoria das Cidades e o SLU.

Atualmente, o Comitê discute a criação dos Planos de Ocupação de Publicidades, que vão normatizar a veiculação de propagandas e publicidades em áreas públicas.

FONTE: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário