terça-feira, 29 de outubro de 2013

Selecionados do “Brasília Sem Fronteiras” vão atuar como voluntários na Copa do Mundo de 2014


Selecionados do “Brasília Sem Fronteiras” vão atuar como voluntários na Copa do Mundo de 2014

Programa selecionou 126 estudantes da rede pública de ensino do DF e 64 servidores públicos para intercâmbio nos EUA e na Europa
 BRASÍLIA (29/10/13) - Os selecionados no programa "Brasília Sem Fronteiras" poderão ser voluntários na Copa do Mundo de 2014, atuando como monitores, recepcionistas e tradutores, além de colocarem em prática o que foi aprendido durante o intercâmbio.

"A proposta é garantir os mais altos níveis de excelência em educação no mundo por meio de intercâmbio e imersão cultural. Quem participar do programa terá a oportunidade de conhecer uma cultura estrangeira, obter fluência em outro idioma e comparar o que os outros países têm de soluções em sustentabilidade e em inovação tecnológica. Eles poderão, ao retornar para cá, provocar uma transformação social, principalmente na Copa do Mundo", afirmou o secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão.

O programa selecionou 126 estudantes da rede pública de ensino do DF para um intercâmbio nos Estados Unidos, e 64 servidores públicos do GDF para um intercâmbio na Europa. O principal objetivo do programa é oferecer aos estudantes e servidores a capacitação para o aprimoramento e fortalecimento da fluência oral e escrita da língua inglesa.

Entre os benefícios do programa estão alojamento, alimentação, deslocamento e uma bolsa-auxílio de US$150 por semana, para o grupo que vai para os EUA. Quem vai para a Europa receberá uma bolsa no valor de 150 euros, para custear gastos pessoais que forem necessários.

"Estou realizando um sonho. Anos de dedicação valeram a pena", disse Larissa Paixão Batista, de 17 anos, estudante do Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Taguatinga.

Outro aluno aprovado no programa é Pedro Henrique Silva, de 17 anos, estudante de uma escola pública em Samambaia. "Vou extrair o que há de melhor para a minha vida dessa experiência, e ainda tentar transmitir o conhecimento adquirido aos meus amigos que vão ficar. Agora, com certeza, as minhas chances no mercado de trabalho serão bem maiores. Após o intercâmbio, colocaremos em prática o que aprendemos, principalmente, na Copa do Mundo, orientando os turistas", avaliou.

Qualificação - Os aprovados no "Brasília Sem Fronteiras" tiveram que preencher alguns requisitos para participar do programa, como ter elevada qualificação escolar e nível intermediário em língua estrangeira. Para os servidores do GDF, foi cobrado nível avançado de inglês e ensino superior completo ou em curso. Todos tiveram que passar por um processo seletivo com análise curricular e prova escrita.

A previsão é que em fevereiro de 2014 seja lançado um edital para novas inscrições. Os interessados devem ficar atentos ao site www.internacional.df.gov.br. A meta é selecionar 1,9 mil pessoas para estudarem nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Nova Zelândia e Cingapura, entre outros possíveis destinos.

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário