segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Presidente indonésio retoma tradição de usar figurino nativo no APEC


Líderes mundiais que participam da cúpula da APEC, na Indonésia, vestidos com roupas típicas

Depois de cair no esquecimento durante a crise mundial, a propensão da APEC de 'fantasiar' seus líderes com camisas engraçadas retornou na reunião de Bali, onde o presidente indonésia, de violão na mão, iniciou o curioso desfile.
O presidente americano, Barack Obama, talvez tenha ficado aliviado por ter cancelado a viagem em consequência da paralisia fiscal nos Estados Unidos. Na reunião do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico no Havaí ele abandonou a tradição e não obrigou os convidados a usar uma camisa havaiana.
Mas o secretário de Estado, John Kerry, que este ano o substituiu, vestiu uma camisa produzida com uma espécie de seda balinesa conhecida como "endek".
Apesar do design indonésio, s camisas foram produzidas na China, uma vez que a globalização não perdoa.
O presidente chinês, Xi Jinping, por sua vez, vestiu vermelho e seu colega russo, Vladimir Putin, que não seguiu a tradição ano passado em Vladivostok, vestiu verde.
"Após um dia muito ativo e uma agenda muito carregada durante a manhã, relaxem e desfrutem do jantar e da atração cultural desta noite", afirmou o anfitrião Susilo Bambang Yudhono.
O jantar de gala teve danças típicas do país e o hit "Gangnam Style" do sul-coreano Psy.
Yudhoyono, que já lançou quatro álbuns de canções românticas, pegou o violão quando soube que Putin completava 61 anos e canto "Parabéns para você" ao lado de Xi Jinping.
Em 2001, em Hanói, o então secretário de Estado americano Colin Powell dedicou uma serenata à colega japonesa, ao estilo de um cowboy que não é correspondido.
O presidente Bill Clinton iniciou a tradição em 1993 no encontro de Seattle, ao surpreender os convidados com casacos de couro.
A partir de então, outras reuniões da APEC deram prosseguimento a tradição, como em Busan (Coreia do Sul) em 2005, quando os governantes usaram o durumagi, uma espécie de quimono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário