Mulheres que venceram câncer de mama participam de desfile
Modelos desfilarão hoje na Rodoviária do Plano Piloto para alertar população sobre prevenção à doença
BRASÍLIA (30/20/2013)- Um desfile de moda muito especial chamará a atenção das pessoas que passarem pela Rodoviária do Plano Piloto hoje, ao meio-dia. As modelos serão mulheres de várias idades, mastectomizadas, ou seja, que retiraram os seios e conseguiram vencer a luta contra o câncer de mama.
As modelos vestirão roupas de grifes nacionais que apoiam a campanha e terão ao seu lado madrinhas. No local, serão expostos ainda enormes painéis com fotos da exposição Recomeçar, que tem como personagens as mesmas mulheres do desfile.
O objetivo do evento, promovido pela Secretaria da Mulher, é acabar com o tabu em torno da doença e contribuir para o aumento do diagnóstico precoce, melhor meio de se obter a cura.
A ação marca o encerramento do "Outubro Rosa", campanha global de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
DADOS- Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano surge 1,3 milhão de casos de câncer de mama no mundo, e 458 mil mulheres morrem em decorrência da doença.
No Distrito Federal, cerca de duas mil pacientes estão em tratamento nos hospitais da rede pública, e, somente no ano passado, 500 precisaram passar por mastectomia. Ao todo, 190 morreram.
A prevenção é fundamental, já que de cada mil mamografias realizadas, cinco vidas são salvas, conforme estimativas da Secretaria de Saúde. O exame deve ser feito pelo menos uma vez por ano em mulheres com mais de 40 anos.
O teste pode identificar o tumor maligno ainda em estágio inicial, e, se diagnosticado com menos de 1cm, a chance de o câncer ser curado sem necessidade de mastectomia é de 90%.
FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário