quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Metamorfose no Mané

Mosaico humano com 500 jovens do Programa ViraVida abriu seminário nacional do projeto no Estádio Mané Garrincha. Mensagem de transformação exalta poder da juventude e integra combate à exploração sexual

Brasília, 31 de outubro de 2013 – Um espetáculo de cores e música invadiu o Estádio Mané Garrincha, nesta quinta-feira (31/10). Vestidos com fantasias de flores, folhas, borboletas e centopeias, 500 jovens formaram um mosaico humano no gramado da arena, em uma mensagem de mudança e superação contra a exploração sexual no país.

A apresentação marcou a abertura do 4º Seminário Nacional do Programa ViraVida, que traz o tema “Poder Jovem – Inovar e Transformar”. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães até sábado (02/11). Presente em 20 estados brasileiros, o programa proporciona inclusão social e qualificação profissional a mais de 4 mil jovens.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, lembrou a importância de iniciativas como essa no combate à exploração sexual. Segundo ela, o Brasil vai mostrar ao mundo, em 2014, que não tolera esse tipo de crime.

“Nosso gol de placa na Copa do Mundo será a proteção integral às nossas crianças e adolescentes. A meta é que nenhum jovem seja explorado. Para isso, teremos uma agenda de ações antes, durante e após os jogos, em todas as cidades que receberão o evento”, destacou a ministra.

Por aqui, a partida já começou. Na manhã desta quinta-feira, o Distrito Federal marcou mais um ponto com a publicação, no Diário Oficial do DF, do Decreto 34.773, que institui o ViraVida na capital. “O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a tornar o programa uma política pública. A partir de agora teremos mais ações envolvendo secretarias e órgãos do governo”, anunciou a secretária da Criança, Rejane Pitanga.

Metamorfose – Coberto por um piso especial, o gramado foi o palco da apresentação do mosaico, organizada em 20 dias por 40 profissionais. Uma espécie de jardim foi formado no campo, onde, ao final de 20 minutos, quatro lagartas formadas pelos jovens ganharam asas, representando a transformação em borboleta.

Com direção artística de Fred Mayrink, profissional do staff das principais novelas da Rede Globo, a encenação do mosaico trouxe uma mensagem de união. “A apresentação simboliza um caminho de mudança, renovação e descoberta de si mesmo para esses jovens. E a borboleta traz justamente esse conceito de metamorfose”, explicou Mayrink.

Há sete meses no ViraVida, a estudante Ruth Cavalcante, 18 anos, veio de Maceió (AL) para o seminário. Vestida de borboleta, a jovem ficou surpresa com o tamanho do estádio. “É impressionante, pois não tem nada parecido onde eu moro. Gostei muito da estrutura, é tudo muito bonito”, disse Ruth.

O cabeleireiro Vanderson da Corte, 19 anos, também elogiou a arena: “Essas arquibancadas são lindas, parecem coisa de outro mundo”. Morador de Londrina (PR), o jovem participa do ViraVira há três anos. “Esse projeto mudou tudo em minha vida. Não tinha perspectivas de vida e hoje trabalho em um dos maiores salões de beleza da minha cidade”, contou, orgulhoso.

Quem também viu o estádio pela primeira vez foram as estudantes do Centro Educacional 01 do Guará, Tainara Lira e Ana Cristian, ambas de 14 anos. Elas estavam junto com o grupo de alunos da rede pública de ensino do DF convidados para o evento. “Achei super incrível, pois eu só havia visto o estádio pela televisão. E é muito legal”, comemorou Tainara.

Arena multiuso – A escolha do Mané Garrincha para a apresentação se deu, principalmente, por questões de espaço. “Precisávamos de uma área grande. E é ótimo que tenha sido no estádio, pois esses jovens jamais vão esquecer a experiência que tiveram aqui”, afirmou o presidente do Conselho Nacional do Serviço Nacional do Sesi – organizador do seminário –, Jair Meneguelli.

O secretário Extraordinário da Copa 2014 (Secopa), Claudio Monteiro, ressaltou a importância da parceria na realização de um evento que aborda o enfrentamento à violência sexual contra menores. “Isso mostra que o estádio tem sim uma função social e que nós trabalhamos para melhorar a qualidade de vida de todos os brasilienses”, destacou.

Após o fim da cerimônia no estádio e o lançamento de um Selo Social do ViraVida, os participantes do seminário seguiram a pé para o Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades como palestras, debates, oficinas e apresentações culturais, com a presença de especialistas e personalidades como a bailarina Ana Botafogo e o ex-jogador e comentarista esportivo, Walter Casagrande. O evento deve reunir mais de 800 pessoas.


-- 
FONTE: Coordenadoria de Comunicação para a Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário