quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Metade dos europeus considera a austeridade um fracasso


Milhares de manifestantes espanhóis participam de um protesto contra a política de austeridade do governo, em Madri, em 1º de maio de 2013

Pouco mais da metade dos europeus pensa que as políticas de austeridade executadas desde o início da crise resultaram em fracasso, segundo uma pesquisa do instituto Gallup para a plataforma "Debating Europe".
De acordo com a pesquisa, 51% dos europeus da UE consideram que as políticas de austeridade para recuperar as contas públicas não funcionam. Apenas 5% pensam o contrário e 34% que precisam de mais tempo para apresentar resultados.
Os maiores opositores às políticas citadas estão nos países que receberam ajuda financeira: 80% na Grécia, 68% em Portugal e 64% em Chipre, resultado que cai a 34% na Irlanda, que está a ponto de concluir o plano de ajuda em troca de um plano rígido de austeridade.
A pesquisa mostra que para 60% dos entrevistados existem soluções melhores que a austeridade.
Apenas 22% dos europeus consideram que estas políticas beneficiam toda a Europa, contra 67% que acreditam que servem apenas para alguns Estados membros, como Alemanha (77%).
A pesquisa foi realizada de 13 a 23 de setembro com 6.177 pessoas em toda a UE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário