Maus-tratos
Mulheres do DF são as que mais denunciam violência
As brasilienses são as que proporcionalmente mais registram denúncias de violência contra a mulher no Ligue 180. Mesmo sendo apenas 1,34% da população feminina brasileira, as mulheres do DF representam 5,6% de todas as chamadas do país. Na capital do país, houve 673 ligações para cada grupo de 100 mil moradoras, entre janeiro e junho deste ano. ...
Durante este período foram feitas 17.310 ligações no DF. Destas, cerca de 12% foram para registros de violência física, psicológica ou sexual. A mesma proporção foi registrada nas 306 mil chamadas feitas em todo o Brasil. O número é usado também para prestar informações.
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência, Eleonora Menicucci, acha bom os resultados do DF, porque significaria que as brasilienses estão mais conscientes de seus direitos. “Brasília é um caso à parte nas estatísticas e já figura em posições de destaque há muitos anos”, disse.
Desde 2006, quando o Ligue 180 foi criado, foram feitas cerca de 750 mil ligações.Nos dados de janeiro a junho de 2012, Brasília já liderava o número de registros, com 625 denúncias para cada 100 mil mulheres. E, em comparação, este ano registrou um crescimento de 7,6%.
O DF foi uma das 12 unidades da federação que registraram crescimento no número de chamadas. As ligações feitas por mulheres brasilienses igualaram, proporcionalmente, as de São Paulo (244) e do Rio de Janeiro (431) somadas. A SPM fez uma análise das denúncias feitas em todo Brasil.
Quase 60% das as 37 mil ligações para relatar agressões foram feitas por mulheres de 20a39anos.Em83%doscasos, o agressor era um companheiro da mulher e, em 40% dos registros, conviveu com elas mais de 10 anos. Além das vítimas, testemunhas podem fazer denúncias no 180.
FONTE: Blog do Sombra
Nenhum comentário:
Postar um comentário