sábado, 19 de outubro de 2013

Mancha de óleo chega ao fundo do Lago Paranoá e preocupa autoridadesMergulhadores ficarão encarregados de tentar impedir que o óleo se espalhe ainda mais pelo fundo
Helicóptero usado pra monitorar e prevenir novo vazamento de óleo combustível no Lago Paranoá
 (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press 
)Helicóptero usado pra monitorar e prevenir novo vazamento de óleo combustível no Lago Paranoá
O óleo que vazou de uma caldeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) chegou ao fundo do Lago Paranoá, perto do Iate Clube de Brasília. O fato preocupa autoridades do grupo criado para descontaminar a região, formado por Policiais Militares Ambientais, e por profissionais do Ibram e do Ibama, que agora tentam conter tentam conter o problema a 2 metros de profundidade.

Antes, havia sido montada uma barreira de contenção em um diâmetro de 800 metros para que o óleo não se espalhasse pelo lago, mas estava apenas na superfície. Agora, mergulhadores ficarão encarregados de tentar impedir que o óleo se espalhe ainda mais pelo fundo.

 Eles farão um mapeamento para saber a profundidade do vazamento e vão mudar as barreiras de lugar para tentar contê-lo. “Será feito um redimensionamento da barreira para evitar que o óleo que está no fundo seja liberado aos poucos”, explicou o capitão dos bombeiros que comanda as operações, Rodrigo Rasia.
As manchas superficiais já foram contidas. Na região da Concha Acústica o óleo já desapareceu, segundo o capitão, e próximo ao Iate Clube há apenas um resquício na borda em relação à superfície. 

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário