Inspiração na Ciência
Universidade de Cambridge divulga vencedores de competição anual de fotografia
A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, divulgou os vencedores da competição de fotografia realizada anualmente pelo departamento de engenharia. O objetivo é mostrar que o trabalho dos cientistas e engenheiros vai muito além da construção de engenhocas e pontes, envolvendo delicadas e minúsculas estruturas. Acima, detalhes de moléculas em estado líquido cristalino registrados por Malik M Qasim.
O primeiro lugar ficou com o pesquisador Ananta Palani, que registrou a difração de um feixe de laser sobre um pequeno dispositivo de cristal líquido. O trabalho pode levar ao desenvolvimento de um microscópio que permitiria ver objetos muito pequenos, como um vírus invadindo uma célula, de forma rápida e detalhada.
A imagem de Ioannis Mastoris e Ronan Daly ficou em segundo lugar, mostrando os detalhes microscópicos das fibras de um tecido. Os dois pesquisadores estudam o ciclo de vida desse tipo de material e seu impacto sobre o meio ambiente.
Phil Catton ficou em terceiro lugar com a fotografia de pesquisadores usando um scanner de laser 3D para medir as deformações causadas em uma estação de metrô. As informações coletadas no trabalho podem ajudar na construção de futuros túneis subterrâneos.
O processo de electrospionning para obtenção de microfibras e nanofibras também foi um dos destaques da competição. A imagem do polímero acima foi obtida por Jenna Shapiro. O trabalho pode auxiliar os estudos de engenharia de tecidos, já que o tamanho é similar aos de proteínas e moléculas encontradas em células.
Rose Spear estuda a forma como células e tecidos podem crescer em materiais implantados no organismo. Na imagem, células-tronco são cultivadas em uma rede de fibras.
Simulação de um sistema caótico dinâmico formou este incrível fractal. As cores foram usadas para descrever a velocidade e os ângulos de pontos consecutivos. A imagem foi produzida por Tom Rainforth.
FONTE: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário