terça-feira, 22 de outubro de 2013

DF

Estelionatário com 55 passagens pela polícia é preso na Asa Norte





Com uma extensa ficha criminal e com a suspeita de praticar estelionato em todo o Distrito Federal, um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (21), na Asa Norte, após denúncias na 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho. Segundo a polícia, Fábio Vieira de Paula, 33 anos, usava documentos falsos para adquirir bens e ostentar uma vida de luxo, incompatível com sua real situação financeira. Além dos documentos, ele é acusado de fraudar contracheques e unir as informações roubadas para conseguir crédito. Com o golpe, ele teria conseguido adquirir carros, roupas de grife, um cachorro e várias viagens com hospedagens em hotéis de luxo.
 
O número certo de vítimas e o valor gasto pelo suspeito ainda são desconhecidos. Segundo a polícia, o crime funcionava da seguinte maneira: Fábio conseguia os documentos das vítimas e armazenava em um banco de dados. Tendo isso em mãos, ele então cruzava os dados com contracheques e comprovantes de residência falsificados. Desta forma, ele teria conseguido comprar recentemente um VW/New Beetle.
 

A compra do carro foi descoberta depois de uma cobrança chegar até a casa de uma mulher, cujos documentos teriam sido unidos aos dele para a aquisição do veículo. Ao descobrir que o carro e a dívida de mais de R$ 70 mil estavam em seu nome, a vítima procurou a polícia, que conseguiu rastrear e chegar até o suspeito.
Outras duas pessoas foram chamadas à 13ª DP e reconheceram Fábio. Um deles, um marceneiro contou ter recebido um cheque furtado em troca de serviços. Em outro, ele comprou um cachorro em um pet shop, também com cheque furtado. Além dos três casos, Fábio acumula uma grande ficha criminal, com pelo menos 55 passagens por delegacias. Entre os crimes estão estelionato, formação de quadrilha, receptação e furto. Apenas em 14 ocorrências o suspeito foi indiciado.
 
Segundo o delegado-chefe da 13ª DP, André Luiz Sala, Fábio já era conhecido na região e na delegacia. Em 2011 ele chegou a ser preso na mesma unidade policial por estelionato. “Ele não se preocupava em guardar dinheiro. Ele gostava de gastar e não tinha residência fixa, pois sempre estava viajando e gastando tudo que conseguia com seus crimes”, afirma.
 
Além de estelionato, o suspeito também é acusado de furto qualificado. A justiça havia expedido um mandado de prisão em nome dele por adulteração de veículos. “Depois de comprar o carro, ele adulterava para dificultar a identificação, pois ele sabia que logo alguém receberia a conta”, explica André Sala. Segundo a polícia, a falsificação ajudava ainda o suspeito a vender o carro. A estimativa é que ele tenha comprado outros veículos da mesma maneira e vendido para levantar fundos para levar a vida que gostava.
 
DOCUMENTO FALSO
 
Ao ser detido, Fábio apresentou uma carteira de trabalho, que segundo a polícia é falsa. O porte do documento sem a devida legitimidade acrescenta mais um agravante contra o suspeito. Com isso, a pena que ele pegaria pelos crimes de adulteração e estelionato, que é de cinco a dez anos de prisão, deve aumentar entre dois e seis anos, por uso de documento falso.
 

A polícia afirma que irá investigar se Fábio agia em outros estados. “Há outras ocorrências em aberto na delegacia e vamos apurar se ele está envolvido”, adianta o delegado André Sala. 
SAIBA MAIS
 
A polícia pediu que fosse divulgado o retrato do suspeito (foto ao lado) para que outras vítimas se apresentem na 13ª DP, em sobradinho.
 
A delegacia fica no Setor Central l AE, Módulo M. Os telefones para contato são: 3207-7217 e 3207-7230.


Fonte: clicabrasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário