DF realiza ação pró-saúde da população negra neste domingo
Serão realizadas oficinas, exames e debates na Comunidade Ile Axé Oya Bagan
Diversas ações serão realizadas para a comunidade negra do DFGDF
Neste domingo (27), para comemorar o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, diversas atividades culturais e esportivas, exames médicos e oficinas serão oferecidos em um evento promovido pela Sepir-DF (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial), na Comunidade Ile Axé Oya Bagan, no Lago Norte (DF).
As atividades vão das 8h às 18h30 e incluem momento de convivência, apresentação do vídeo “O Cuidar do Terreiro”, rodas de conversa e debates com participação de representantes da Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras) e das secretarias da Mulher e da Cultura.
Para promover o direito das comunidades de matriz africana, o Núcleo de Saúde da Sepir-DF prepara o primeiro Cadastro de Pessoas com Doença Falciforme, em parceria com a UnB (Universidade de Brasília), o Hemocentro e a Abradfal, associação dos pacientes com a doença no DF.
O núcleo criou um comitê técnico de Saúde da População Negra e também trabalha em conjunto com a rede Afro-Brasileira Sociocultural e a Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília para planejar ações na comunidade afrodescendente do DF.
O planejamento está em curso, dividido em quatro eixos que respeitam a tradição religiosa: Terreiro como espaço de promoção da saúde; Terreiro como espaço da saúde preventiva; Segurança Alimentar nos Terreiros; e um específico para Sacerdote, com abrangência nas práticas rituais e seus riscos.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário