Crimes violentos praticados por menores têm redução de 17%
Número faz parte de levantamento da Secretaria de Segurança Pública sobre a prática de delitos nos primeiros nove meses do ano
BRASÍLIA (30/10/13) - Os índices de crimes violentos e letais, como homicídio e latrocínio - roubo seguido de morte -, praticados por menores teve queda de 17% no Distrito Federal, nos nove primeiros meses de 2013, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, em relação ao mesmo período do ano passado.
"O trabalho das forças de segurança tem surtido efeito na redução dos homicídios em todo o DF e com os menores infratores não tem sido diferente. Houve redução de 17% no registro de homicídios e latrocínios cometidos por menores em todo o DF", reforçou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Nos registros de crimes contra o patrimônio, no período de janeiro a setembro de 2013, os menores tiveram participação como autores em 33% dessa tipificação criminal, o que representa a apreensão de 1.964 jovens envolvidos com esse delito.
Ao distribuir os autores por sexo e idade, percebe-se que os autores do sexo masculino têm entre 12 e 17 anos, cerca de 34,4% do total.
No sexo feminino, a faixa etária em destaque foi de 18 a 24 anos, com 28% do total.
Entre os registros, a idade mais baixa constatada nos autores do sexo masculino foi 10 anos e para o sexo feminino, 12 anos.
Do estudo da pasta, ainda é possível depreender o envolvimento dos menores em crimes de maior potencial ofensivo, como o uso e porte de drogas, que liderou os registros de janeiro a setembro deste ano, com 1.422 ocorrências, seguidos pelo tráfico de drogas, com 933 apreensões, e roubo a transeunte, que teve 704 casos registrados.
A reincidência de adolescentes em conflito com a lei, por sua vez, chegou a 51% nos primeiros nove meses deste ano no DF, com 3.622 jovens, de um total de 7,1 mil apreensões.
FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário