sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CEB pretende retirar subestações de energia dos ministérios

Anúncio foi feito após princípio de incêndio em um dos prédios da Esplanada

Defesa Civil avaliou o local e concluiu que, após incêndio, não existem riscos estruturais no prédioReprodução/Twitter

A CEB (Companhia Energética de Brasília) afirmou que todas as providências de responsabilidade do órgão estão sendo tomadas para a resolução dos problemas causados pelo princípio de incêndio ocorrido nesta quinta-feira (24), no Ministério das Comunicações e Transportes, após um curto-circuito em um cabo de baixa tensão da Estação Transformadora, localizada no subsolo do prédio.  
O diretor de Operações da CEB, Manoel Clementino, afirmou que o órgão investiu mais de R$ 10 milhões em reformas de todas as 17 subestações que se encontram no interior dos ministérios. Segundo ele, faltam apenas dois, a do Ministério do Esporte, que será finalizada no final do mês corrente, e a do Ministério das Comunicações que, até a data do incidente, passava pela fase de pintura.  
Na Estação Transformadora do prédio, onde houve o princípio de incêndio, faltava apenas a reforma no sistema de exaustão e a substituição de alguns equipamentos elétricos, com previsão de término dos ajustes até a primeira quinzena de novembro. A companhia investiga a causa do curto-circuito, mas disse que os fios são muito antigos, da época da fundação dos prédios.  
De acordo com Clementino, a meta é retirar por definitivo as subestações do interior dos ministérios.   
— Essa é uma concepção antiga que estamos trabalhando junto com o Ministério do Planejamento para mudá-la. Como essa ação será resolvida a longo prazo, por depender de uma articulação dos governos federal e estadual, resolvemos realizar as reformas imediatamente.  
O diretor esclareceu que não existe nenhuma relação entre o curto-circuito e a pintura que estava sendo realizada na subestação no momento do incidente. Ainda de acordo com ele, o material utilizado na fabricação do cabo, por ser muito antigo, é o responsável pela cor e a quantidade de fumaça que se espalhou pelo prédio.  
O princípio de incêndio começou por volta das 17h desta quinta-feira (24). Por causa do incidente, o prédio do Ministério das Comunicações e Transporte foi interditado, e os servidores estão dispensados até a próxima terça-feira (29) para que a CEB possa consertar o transformador.  
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário