terça-feira, 22 de outubro de 2013

CÂMARA VAI INVESTIGAR SE CÃES SOFRIAM MAUS-TRATOS
COMISSÃO

cao

A Câmara dos Deputados vai instalar uma comissão especial nesta terça-feira (22) para investigar as denúncias de maus-tratos contra animais supostamente praticados pelo Instituto Royal. O laboratório da empresa foi invadido por um grupo de defensores dos animais, na última sexta-feira (18), que libertaram 178 cães da raça beagle, além de outras cobaias científicas.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, decidiu criar a comissão após ouvir o relato do deputado Delegado Protógenes, do PCdoB de São Paulo, que visitou a empresa de pesquisa em São Roque, no interior de São Paulo. “Eu fiquei chocado. Fezes de animais espalhadas, recipientes com água verde. Cheirava muito mal, a ponto de eu até me sentir mal, dando conta de que aquilo estava muito longe de pesquisa científica”, disse Protógenes. Para o deputado, deve haver uma investigação se houve maus-tratos a animais para a realização de pesquisa, já que o laboratório recebe verbas do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O deputado Ricardo Tripoli, do PSDB de São Paulo, que é coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, adotou dois beagles encontrados nas ruas próximas da delegacia onde a invasão foi registrada. Tripoli afirmou que as entidades de defesa já haviam tentado, sem sucesso,negociar a libertação dos animais. “Nós estamos assistindo a barbáries contra os animais em todos os cantos do País. E hoje a pena máxima são três meses de detenção a um ano, podendo ser convertido em penas acessórias, o que, na verdade, não repõe jamais o que é feito contra os animais”, afirmou Tripoli.
Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário