BOTOTERAPIA: CRIATIVIDADE NA ESTIMULAÇÃO
Quem tem um filho especial sabe que é preciso muita criatividade para encontrar formas de estimular as crianças. A terapia convencional nem sempre é acessível a todos e os custos costumam ser um grande entrave. Um fisioterapeuta, em Iranduba, distante 25 Km de Manaus, no Amazonas, deu uma mostra de que a criatividade é uma aliada na estimulação. O fisioterapeuta Igor Simões estimula os seus pacientes por meio da “bototerapia”.
Igor adaptou uma técnica de tratamento existente nos Estados Unidos para a realidade amazônica. Nos EUA, utilizam golfinhos em cativeiros para realização de tratamentos. O fisioterapeuta amazonense desenvolveu a terapia utilizando botos-cor-de-rosa, encontrados no Rio Negro.
A terapia com animais não é inusitada, sendo as mais comuns as que utilizam cães e cavalos. Também existem terapias que utilizam pássaros, coelhos, gatos e até roedores. Em geral, o animal forma o elo entre a pessoa a ser tratada e o profissional terapeuta.
É fato que a interação com animais traz uma diversidade de estímulos sensoriais e traz influências positivas na área cognitiva e comportamental. Ainda existe cetismo em relação aos resultados destes tratamentos, mas, não se pode, aprioristicamente, descartar uma possibilidade de estimulação.
Obviamente, as modalidades de terapia que se valem de animais devem ser conduzidas por profissionais capacitados, para que não tragam problemas às crianças e aos animais.
FONTE: BLOG SABER MELHOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário