segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO EM CASA



A estimulação de um bebê com síndrome de Down durante os primeiros meses de vida é muito importante para facilitar o seu desenvolvimento e melhorar suas habilidades no futuro. A estimulação feita por profissionais é muito importante, mas não pode ser a única. Muitos pais se perguntam se é necessário reforçar a estimulação em casa e a resposta a esta pergunta é um sonoro e firme: sim, é preciso complementar a estimulação em casa.
Os especialistas em estimulação são uníssonos em afirmar que a estimulação no ambiente familiar é essencial. O melhor, não necessita de materiais caros e difíceis de se conseguir. Basta dedicação, carinho e paciência.
Cada pessoa com síndrome de Down é única e não se pode, assim, trabalhar com formas pré-concebidas. Cada um exige atividades individualizadas, reforçando um ou outro exercício. Em geral, trabalha-se três grandes áreas: psicomotricidade, linguagem e o aspecto cognitivo.
Um dos principais problemas das crianças com síndrome de Down é o baixo tônus muscular, a chamada hipotonia, que pode trazer alguma dificuldade para engatinhar, controlar o peso da cabeça e para manter-se equilibrado quando na posição sentada. Uma atividade em casa que pode ajudar na estimulação é pensar em brinquedos e brincadeiras que os motivem a mover-se, exercitando a musculatura. Brinquedos sonoros costumam atrair a atenção das crianças e despertar-lhes a curiosidade.
Para desenvolver a linguagem, tudo o que você for fazer, explique, de forma pausada, ao bebê. Frases simples e repetição de palavras. Quando ele mostrar alguma reação, ou balbuciar alguns sons, os recompense com abraços e carinho, para que se sintam estimulados.
O aspecto cognitivo é aguçado pela curiosidade. Assim, leve o seu bebê para passear, não o esconda. As luzes e barulhos das ruas, shoppings, praças, igrejas etc faz com que surja neles a curiosidade, estímulo ao aspecto cognitivo.
Enfim, a estimulação da pessoa com síndrome de Down é uma atividade constante e que não pode ser feita exclusivamente em ambiente terapêutico. A estimulação caseira é importantíssima.
FONTE: BLOG SABER  MELHOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário