quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Alunos criam TV web e montam "telejornal" em escola pública do DF

Estudantes mostram reportagens e cobram da direção melhorias para o colégio


Com uma câmera e um microfone em mãos, os alunos mostram os problemas e interagem com a direção da escolaReprodução / TV Record Brasília
Alunos do Centro Educacional 01 do Guará (DF) tiveram uma ideia diferente para cobrar a direção por melhorias no colégio. Eles se uniram e montaram, de forma independente, um "telejornal" exibido por meio de uma TV Web.  
No local estudam cerca de 1200 alunos divididos entre os ensinos fundamental e médio. Para representar todo mundo, o Grêmio Estudantil montou o "Grêmio TV News", um verdadeiro fenômeno na internet. O estudante Wenderson Beckister, de 16 anos, disse que esta é uma tecnologia a serviço da educação dentro da escola e contou como a ideia surgiu.   
— Todos os grêmios têm site, Facebook, mural para divulgar notícia e nós resolvemos criar uma coisa diferente. Fizemos uma TV Web e começamos a divulgar notícias falando sobre os eventos, problemas da escola e muita gente começou a gostar.
Com câmera e microfone nas mãos, os alunos registram tudo o que acontece no local. Com exclusividade eles cederam algumas imagens para a TV Record Brasília mostrando que a quadra, os professores, as salas de aula e praticamente tudo pode virar notícia.   
O aluno Renato Almeida, de 15 anos, disse que esta é uma forma de aproximar a direção dos alunos.  
— Cria uma afinidade, não fica aquela barreira. Os pais também se envolvem no projeto e ficam sabendo de tudo.   
Os idealizadoras do projeto, Wenderson, Matheus, Bruna e Júlio, além de produzirem as reportagens também cobram a diretoria por melhorias.   
— Este grêmio não tem medo de mostrar a notícia, vai atrás mesmo. O que tiver de errado a gente mostra, porque o objetivo é que alguém veja e tome providências. Nossa escola tem 40 anos e até hoje não foi reformada.   
Na "sede" da emissora a estrutura é simples. Dentro de uma sala na escola, Matheus Aires, de 17 anos, fica responsável pelas imagens e edição.  
Tudo é produzido com uma pequena mesa de som, câmera, bateria e um computador, mas o aluno garante que a proposta é grande.   
— A estrutura é simples, mas a ideia verdadeira. Tudo vem do nosso bolso e a intenção é ajudar e mostrar a realidade.   
Entre os mais de 80 professores da instituição só tem elogios. O educador Washington Martino disse que o material publicado na internet desenvolve o processo crítico dos alunos, o que ajuda no desenvolvimento dentro de sala de aula.   
— Eles trazem um lado político e este grêmio tem sido bastante responsável nesse sentido de trazer inovações e recursos.   
A diretoria garantiu que, no começo, todo mundo ficou preocupado com a ideia de criar uma televisão digital, em especial porque poderiam falar mal do colégio. Apesar disso, o diretor Eustáqui Pessoa apoiou o projeto.  
— Esse é um feedback que nós temos. Conseguimos um equilíbrio legal, na hora que algo aparece na TV a gente vai atrás para agir. A escola é para os estudantes mesmo e nada melhor que esses meios midiáticos para promover e promover diálogo entre comunidade, escola e direção.   
Na internet o "Grêmio TV News" é um verdadeiro sucesso, com direito a transmissão ao vivo e tudo. Até mesmo o apresentador da TV Record Brasília Giulliano Cartaxo já foi entrevistado pelos alunos.   
O jovem Júlio César, de 15 anos, disse que o sucesso é tanto que até escolas de outros estados acompanham os trabalhos dos alunos e já pensam em reproduzir a ideia.   
— Eles viram que tivemos a iniciativa e tomam como exemplo. Isso para nós é ótimo porque vimos que nosso trabalho espelhou positivamente outros colégios de outros estados. 
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário