A um ano das eleições, políticos articulam alianças para disputar o governo do DF
Pelo menos quatro nomes já confirmam intenção de concorrer em 2014
A menos de um ano para as eleições para governador no Distrito Federal em 2014, alguns personagens da disputa já começam a se destacar no cenário político do DF. Ao todo, sete nomes são apontados como possíveis protagonistas da corrida eleitoral.
A candidatura mais certa é a do governador Agnelo Queiroz (PT), que disputará a reeleição ao lado do vice Tadeu Filippelli (PMDB). A composição da chapa foi confirmada após almoço, no mês de setembro, na residência oficial do governador com representantes dos dois partidos.
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) foi indicado pelo partido como pré-candidato ao governo no último dia 12 de outubro. Ele deve contar com o apoio do presidente do PSB e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos.
O nome do deputado federal José Antônio Reguffe (PDT) foi anunciado como pré-candidato no twitter do senador Cristovam Buarque (PDT), que será uma dos principais apoios da candidatura, ao lado da ex-senadora Marina Silva, aliada de Reguffe.
Toninho do PSOL (PSOL) também confirma sua candidatura para as eleições de 2014. Terceiro colocado na disputa em 2010, com 14,2% dos votos válidos, o socialista afirmou que há consenso em relação ao nome dele no partido.
As dúvidas no processo eleitoral são os nomes dos ex-governadores José Roberto Arruda (PR) e Joaquim Roriz (PRTB) e de Alberto Fraga (DEM). Considerado ficha limpa, apesar do envolvimento em escândalo de corrupção, Arruda ainda não confirmou a intenção de concorrer ao governo.
A idade avançada e possíveis problemas com a Lei da Ficha Limpa podem tirar Roriz da disputa. Caso ele não concorra, a filha e herdeira política Liliane Roriz (PRTB) pode encabeçar a chapa.
De acordo com Alberto Fraga, ele só se candidatará caso Roriz e Arruda não concorram ao governo. Para o democrata, sua chapa ideal teria Liliane Roriz como vice em uma coalizão dos partidos de direita com objetivo de derrotar o governador Agnelo Queiroz.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário