domingo, 22 de setembro de 2013

FUTEBOL



Atualizado: 21/09/2013 | Por ESPN.com.br com agência Gazeta Press- espn.com.br

Grêmio freia a ascensão do Vitória, mas chega a terceiro jogo sem vencer no Brasileiro

O Grêmio empatou fora de casa com o Vitória em 0 a 0 neste sábado, no Barradão, em confronto válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro...

Equipe gaúcha joga instável em Salvador
O Grêmio empatou fora de casa com o Vitória em 0 a 0 neste sábado, no Barradão, em confronto válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho chegou aos 39 pontos e manteve-se na terceira colocação da competição. Já a equipe baiana foi a 31 e continua na sexta posição.
Apesar de manter-se na terceira colocação, o Grêmio vive momento irregular no Brasileiro: após alcançar cinco vitórias seguidas na 17ª rodada, o time gaúcho alcançou seu terceiro jogo sem triunfo e pode perder o posto para o Atlético-PR, que tem 38 pontos e enfrenta a Ponte Preta em casa neste domingo.
Fora isso, o time gaúcho pode ver o sonho de voltar a conquistar o título nacional ainda mais longe: caso o líder Cruzeiro vença o Corinthians neste domingo, o clube mineiro vai a 52 pontos e abriria uma distância de 13 pontos para o clube tricolor, o que praticamente tiraria as chances de título dos gaúchos.
Por outro lado, o empate interrompeu uma sequência dois resultados positivos seguidos do Vitória, que virou o turno próximo à zona de rebaixamento, mas vem em franca recuperação na competição. A sete pontos do quarto colocado Atlético-PR, porém, o sonho de uma vaga na Libertadores ainda parece distante.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o São Paulo - antes disso, o time gaúcho enfrenta outro clube paulista, o Corinthians, pelas quartas de final da Copa do Brasil -, enquanto o Vitória enfrenta o próprio Atlético-PR.
O jogo
O técnico Renato Gaúcho decidiu apostar no 3-5-2 com três zagueiros e três volantes, esquema com o qual o Grêmio foi vitorioso fora de casa neste Brasileirão. Para tanto, colocou o zagueiro Saimon (mesmo sem ritmo de jogo) no lugar de Gabriel e deixou Elano, Zé Roberto e Vargas no banco de reservas. Já Ney Franco recuou o volante Luiz Alberto para a zaga e montou o Vitória num 3-6-1.
O jogo começou aberto no Barradão. A primeira chegada de perigo foi gremista: aos quatro minutos, Kleber recebeu cruzamento na área e cabeceou ao lado do poste de Wilson. O Vitória respondeu aos dez, em rápido contragolpe. Marquinhos ingressou na área pela direita e chutou na zaga. Aos 14, Kleber recebeu de Pará e cruzou para Riveros, que desviou para o gol, mas Ayrton salvou e mandou para escanteio. Na jogada seguinte, Kadu afastou errado, mas Barcos furou a bola dentro da pequena área.
O jogo caiu de ritmo, mas a toada seguia a mesma: o time baiano tinha mais controle da bola, mas os gaúchos eram mais perigosos. Aos 30, Riveros recebeu bom passe na área como elemento-surpresa e chutou para grande defesa de Wilson. Cinco minutos depois, Victor Ramos teve boa chance em cabeçada, levando perigo.
Aos 36, Barcos serviu Kleber, que cruzou para Alex Telles mandar para a rede, mas o gol foi anulado. A arbitragem marcou impedimento inexistente do Gladiador no começo da jogada. No finzinho, após cobrança de falta, Barcos ajeitou para a chegada de Riveros, mas o cabeceio foi para fora.
O Vitória começou mais aceso o segundo tempo. Aos dois minutos, após erro da zaga gremista na saída de bola, Marquinhos recebeu na área e chutou fraco, nas mãos de Dida. Ainda assim, foi o Grêmio que controlou os minutos iniciais. Buscando dar mais ofensividade à equipe, Ney Franco desmanchou o 3-6-1 do Vitória e pôs Arthur Maia no lugar de Elizeu, abrindo o time. Renato Gaúcho então tirou Saimon, lesionado, e investiu em Elano.
Com as mexidas, o time da casa cresceu. Aos 18, em um raro erro da defesa do Grêmio, Pará afastou mal e Marquinhos chutou para defesa difícil de Dida, sua primeira em todo o jogo. A seguir, Renato Cajá apanhou sobra após escanteio e chutou nas mãos de Dida. Foi seu último lance: vaiado, o meia deu lugar a Alemão. Minutos depois de entrar em campo, o atacante teve grande chance, aos 30, mas o chute explodiu na defesa.
O jogo, então, caiu muito de ritmo. Aos 35, Kleber quase marcou o primeiro do Grêmio, mas Victor Ramos chegou antes e salvou. Aos 41, Alemão levou perigo em chute de longe tentando encobrir Dida. Nos descontos, Kleber recebeu lançamento sozinho na área do Vitória, mas dominou mal e perdeu a grande chance de dar a vitória ao Tricolor.
FICHA TÉCNICA:
VITÓRIA 0 x 0 GRÊMIO
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 21 de setembro de 2013, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Thiago Gomes Brigido (CE) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Alemão (Vitória) e Ramiro (Grêmio)
VITÓRIA: Wilson; Victor Ramos, Luiz Alberto (Édson Magal) e Kadu; Ayrton, Elizeu (Arthur Maia), Renato Cajá (Alemão), Escudero, Marquinhos e Juan; Dinei
Técnico: Ney Franco
GRÊMIO: Dida; Saimon (Elano), Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Jean Deretti), Riveros e Alex Telles; Kleber e Barcos (Vargas)
Técnico: Renato Gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário