quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pesquisadores afirmam: clima natalino pode durar o ano todo


Com o fim de ano chegando é comum as pessoas refletirem sobre suas atitudes, perdas, ganhos, sofrimentos e alegrias ao longo de 2012. Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) explicam que o chamado "clima natalino" se caracteriza por um estado de sensibilização, auto-reflexão, anseio de renovação no ano que se inicia. Contagiadas por sentimentos bons, grande parte de população faz suas listas e sai à procura de presentes que agradem o presenteado e transmitam a mensagem de paz e os desejos de felicidade. Mas o que leva as pessoas a agirem dessa forma e porque apenas nessa época do ano?
De acordo com o antropólogo Romero Ximenes, o fim do ano coloca as pessoas num estado entre o consciente e o inconsciente que as leva a fazer balanços e avaliações sobre o ano que passou. “É um momento limite, de travessia, entre o fim e o novo começo, a renovação”, afirma. Ele explica que toda cultura tem datas de celebração e das divindades e estes momentos exigem uma mudança de comportamento que se transforma em relação ao cotidiano. “Comemos alimentos diferentes que são as comidas de época: castanha, panetone, vinho, frutas secas importadas, azeite, bacalhau...”, enumera.
Reafirmação da humanidade - 
O professor da UFPA ressalta ainda que o natal é diferente das outras épocas do ano e que essa sensibilização é uma reafirmação da humanidade nas pessoas. "O tempo do natal é outro tempo. Este tempo é diferente do tempo do carnaval, da quadra junina, ou até mesmo do Círio de Nazaré, que é da rua e da expansão; o natal é uma festa doméstica e contida”, comenta.
Mas o espírito natalino ligado à ideia de "generosidade" e "união" não é particular na cultura brasileira. Nos Estados Unidos, por exemplo, dorme-se cedo na véspera do natal e celebra-se no dia 25 com um almoço em família. "No ocidente o natal é momento de dar e receber. São enviados cartões de natal que dizem às outras pessoas: 'te reconheço', 'quero você entre os meus amigos'. 'Prospere!'”.
Texto: Rafaela Justino – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário