Terceira Sala Vermelha do DF é inaugurada no HRC como parte da
política de classificação de risco da Secretaria de Saúde
Brasília, 9 de julho de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, inaugurou nesta segunda-feira (9) a Sala Vermelha do setor de emergência do pronto-socorro do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Esta é a terceira sala em funcionamento no DF – única unidade da Federação com atendimento hospitalar feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Sala Vermelha conta com quatro leitos equipados para
atendimento de urgência, além de uma equipe do Samu formada por dois
enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. No local podem ser realizados
procedimentos especiais considerados invasivos, como ressuscitação
cardiopulmonar, intervenção em caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ventilação mecânica e monitorização cardíaca.
“Com a Sala Vermelha, vamos dar uma resposta imediata aos casos
de urgência. Os casos menos graves serão resolvidos com as Upas [Unidades de
Pronto Atendimento] e com a agenda aberta”, explicou o governador. “Estamos
melhorando o atendimento com a classificação de risco. A agilidade no atendimento
pode significar o limite entre a vida e a morte.”
Como funciona – O paciente
em estado grave trazido pelo Samu vai direto para a Sala Vermelha. Depois de
estabilizado, é avaliado pelos médicos do hospital e segue para a área
competente, de acordo com cada caso. O sistema de classificação de risco prevê
que os pacientes do pronto-socorro passem por acolhimento, sejam triados e
encaminhados às outras salas: Amarela, Verde ou Azul – com menor grau de
gravidade.
A Sala Amarela se destina a pacientes já estabilizados, que
tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados
especiais. Aqueles que recebem as cores verde ou azul são encaminhados ao
Ambulatório 2, que funciona com agenda aberta das 7h às 19h e atende 1,1 mil
pacientes por dia.
“A política de classificação de risco é uma medida da Secretaria
de Saúde que tem o objetivo de dotar todos os hospitais do DF de Sala Vermelha
e Amarela, com o Samu presente”, explicou o secretário de Saúde, Rafael
Barbosa. “A equipe do Samu é treinada para trabalhar em urgência e emergência.
Com isso, o atendimento melhora, e muito. É uma qualidade de atendimento de
excelência, com menos risco de sequela e de morte.”
O Hospital Regional de Ceilândia conta com 300 leitos para
internação, 10 leitos de UTI adulto e oito de UTI neonatal. A Regional de Saúde
de Ceilândia dispõe de 10 equipes de Saúde da Família e 12 Centros de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário