Gim faz
balanço da semana no Congresso
“Foi
uma semana de muitas vitórias para o nosso país”, comemora o senador
O
senador Gim Argello (PTB-DF) subiu à Tribuna do Senado, nesta sexta-feira
(06/07), para prestar contas à população do trabalho realizado ao longo da
semana no Congresso Nacional.
Conselheiros
- Gim começou seu discurso agradecendo o apoio de seus pares na
aprovação da lei que garante salário e direitos trabalhistas aos conselheiros
tutelares. O senador relatou o projeto no Senado e garantiu sua aprovação em
ambas as casas do Congresso. Como foi alterado na Câmara, o texto foi votado
novamente na última quarta-feira (04/07), mas passou com unanimidade no
Plenário do Senado e segue agora para sanção.
A nova
lei torna a remuneração da categoria obrigatória e assegura diversos benefícios
como aposentadoria, férias remuneradas, licença maternidade/paternidade e 13º
salário. Amplia ainda o mandato dos conselheiros tutelares (de três para quatro
anos) e unifica o processo de eleição em todo o país.
Minha
Casa, Minha Vida - Gim Argello também destacou a aprovação nessa semana da Medida
Provisória 561, de 2012, da qual foi o relator. A norma determina que, em caso
de separação, os imóveis financiados pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”
ficarão com a mulher. A única exceção será para os casos em que o marido ou
companheiro tenha a guarda dos filhos do casal.
PAC do
DF - O senador petebista
também comemorou o orçamento reservado para o Distrito Federal na
segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Além dos R$ 13,7 bilhões que já foram ou
estão sendo investidos na capital, outros R$ 10,32 bilhões estão garantidos até
2014, segundo informações do terceiro balanço do PAC 2, divulgado pelo
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
De
acordo com o relatório, já estão liberados os recursos necessários para a
execução de quase 100 empreendimentos - sete do programa “Água e Luz para
Todos”, 17 na área de Transporte, sete na área de Energia, 28 do projeto
“Comunidade Cidadã”, 11 do “Minha Casa, Minha Vida” e outros 22 da “Cidade
Melhor”. “Isso sem contar as obras do
PAC um, muitas delas já entregues, inclusive”, lembrou Argello. Gim citou a construção de Unidades de Pronto Atendimento (Upas),
como a que foi inaugurada na quinta (06/07) no Recanto das Emas, as
melhorias que estão sendo feitas no aeroporto para a Copa de 2014, a duplicação
e ampliação de rodovias federais e a instalação da linha de transmissão que
interliga a subestação de Samambaia à Usina de Serra da Mesa, em Goiás, garantindo
energia para a região. Trem Brasília/Goiânia - Nessa
mesma semana, segundo informou o senador, foi assinado o projeto executivo das
obras de implementação do trem de passageiros que ligará Brasília à Goiânia,
passando por Anápolis. No mesmo sentido, o trem Brasília-Luziânia está pronto
para ser licitado. Dois sonhos antigos de Gim que começaram a tomar forma. “Só esse eixo
movimenta mais de sete milhões de consumidores. Sem contar que vamos desafogar
o trânsito da BR 040 e dar mais conforto e segurança às pessoas que transitam
nesse itinerário”, defendeu o senador. Garçons - Gim
encerrou o balanço da semana convidando a todos para participar da votação do
projeto de sua autoria que assegura aposentadoria especial para garçons,
mitres, confeiteiros, cozinheiros e auxiliares de cozinha. A proposta reduz em
10 anos o tempo de contribuição para essas categorias, favorecendo milhares de
profissionais por todo o Brasil. A votação é aberta e está marcada para a
próxima terça-feira (10/07), no Plenário do Senado Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário