sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Dia Internacional da Solidariedade Humana e Dia da Bondade

 DATAS COMEMORATIVAS

20/12



humildade e a solidariedade são virtudes essenciais na vida cristã, pois desde pequenos somos convidados a seguir o exemplo de Cristo, um homem humilde, de coração generoso e que sempre foi solidário e fraterno com o próximo.

Bíblia nos ensina que a humildade nos aproxima de Deus e também de nossos irmãos e a solidariedade são nossos atos diante das necessidades dos outros.

No dia 20 de dezembro celebramos o Dia Internacional da Solidariedade Humana, data implementada pelas Nações Unidas, em 2005, que tem como objetivo reconhecer o valor universal da solidariedade, além de incentivar ações e estratégias de redução da pobreza ao nível mundial.

Igreja Católica tem como dois de seus pilares a caridade e a missão, duas palavras que nos incentivam diariamente a agir diante das realidades do mundo. Entre tantas ações e campanhas, a Igreja nos convida a ser humildes e solidários. 

A solidariedade é a expressão prática do amor cristão, demonstrada através do agir de cada um, cuidando e apoiando os mais necessitados.

É muito comum que as pessoas fiquem mais caridosas no fim de ano, seja pelo clima do Natal, de confraternizações ou até mesmo pelo pensamento de “mudanças” que todo final de ciclo nos traz. Mas a questão é: E depois?

Nossa solidariedade humana não pode ser definida por datas, períodos, humor, condições climáticas, etc. Devemos ser solidários e fraternos o tempo todo.

Papa Francisco sempre lembra, em diversas ocasiões e homilias, sobre a importância de não fecharmos os olhos para nossos irmãos, principalmente aqueles que estão mais necessitados de ajuda. É preciso enxergar Jesus em cada pessoa que encontramos.

A Bíblia nos mostra em diversas partes a importância da caridade, fraternidade e solidariedade, é preciso não só ouvir a Palavra, mas sim sermos cristãos ativos, ser uma Igreja em saída, ir ao encontro do irmão, levar a Palavra de Deus para todos, não só com palavras, mas também com ações.

Reflita com esses três versículos que nos falam sobre fraternidade e solidariedade humana:

 “Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”João 15, 12

Esse versículo é o mais fácil de compreender, se queremos nos espelhar em Jesus, devemos aprender com suas ações, e, por que não começar amando a todos os nossos irmãos?

 “Porque jamais deixará de haver pobres nesta terra; por isso eu te ordeno: abre tua mão com largueza a teu irmão, a teu necessitado, a teu pobre em tua terra”Deuteronômio 15, 11

Muitas pessoas passam por dificuldades, e é nosso dever como cristãos estender as mãos e ajudá-las como podemos.

Muitos de nós arranjamos desculpas ao ver o outro necessitado, implorando ajuda, mas nosso auxílio pode vir de gestos simples, como estender as mãos e acolher.

 “João respondia: Aquele que tem duas túnicas, reparta com quem não tem; e o que tem alimentos faça o mesmo”Lucas 3, 11

Se temos algo, é porque batalhamos para ter, mas também, porque Deus nos abençoou. Se compartilharmos o que temos, compartilharemos também as bênçãos de Deus.


Nesta sexta (20), se comemora o dia da bondade, um dia dedicado a reconhecer e espalhar a gentileza em todas as suas formas. Talvez você nem saiba disso, mas existe uma data para lembrar o quanto um simples gesto de carinho pode fazer a diferença na vida de alguém. Parece curioso, não? Em um mundo tão acelerado, onde as notícias ruins muitas vezes ganham espaço nas manchetes, ainda há espaço para o ato mais genuíno e essencial de todos: a bondade.

O amor ao próximo, como se pode perceber, não está em baixa. E quem disse que está? Não se deixe enganar pela imagem de um mundo frio e indiferente. Por mais que a correria da vida moderna nos envolva e as preocupações diárias nos façam enxergar os desafios da vida como algo inevitável, o que temos visto, na verdade, é uma mobilização crescente de gestos de bondade, de compaixão, de cuidado. Eles têm tomado as ruas, as redes sociais, a energia das pessoas.

É difícil olhar para o que está acontecendo hoje, com tantas iniciativas de solidariedade, e não perceber que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, o amor ao próximo não está esgotado. Ele se reinventa a cada ato simples: no sorriso de um estranho que segura a porta, no trabalho voluntário que transforma realidades, no apoio mútuo que nasce nos momentos de crise.

Foi em 1998 que teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement). O objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”. Atualmente, o Dia Mundial da Bondade celebra-se em vários países do mundo, tais como o Canadá, a Austrália, o Japão, a Nigéria e os Emirados Árabes Unidos. Em certos países oferecem-se flores neste dia, quer a conhecidos, quer a desconhecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário