MUNDO
Pesquisadora descobriu a circulação do vírus mayaro entre humanos e estudo aponta para possível transmissão urbana; veja quais são os sintomas
O vírus mayaro (MAYV) circula entre humanos no Brasil. É o que consta em um estudo realizado no Instituto de Biologia da Unicamp, o qual identificou a circulação do patógenoentre humanos, em Roraima, e aponta para uma possível transmissão urbana.
A bióloga Júlia Forato, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do IB, foi quem fez a descoberta. A pesquisa contou com a parceria com outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
O resultado do estudo foi divulgado recentemente pela revista Emerging Infectious Diseases, publicação do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
A pesquisadora usou técnicas como o isolamento viral e sequenciamento de nova geração para identificar o vírus. Ela constatou que o patógeno pertence ao genótipo D, o mesmo identificado anteriormente no Amazonas, no Peru e na Venezuela.
O que é o vírus mayaro?

O vírus mayaro é considerado um arbovírus, ou seja, é transmitido por mosquitos silvestres. Neste caso, o vetor é o Haemagogus janthinomys, conhecido por disseminar a febre amarela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário