quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Queimadas e incêndios aumentam com calor e tempo seco em Brasília

 TEMPERATURA

FOTO: REPRODUÇÃO 



Uma onda de calor atinge boa parte dos estados brasileiros essa semana. Na capital federal, o tempo quente e seco faz parte da rotina da população. Mas esses dias estão sendo mais severos para a saúde, com registros de cinco graus de temperatura acima da média para o período, o que eleva também o risco de queimadas.

 Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do DF (PMDF), as chamas começaram por volta das 9h e atingiram uma área de 9 hectares (o equivalente a 9 campos de futebol). A corporação ainda está apurando a causa da ocorrência. O tenente Mesquita informou que, mesmo sob controle, o incêndio continuou sendo acompanhado com atenção.

O major Bohle, do CBMDF, explicou que o Distrito Federal está, hoje, no período de redução das ocorrências de queimadas, sendo alguns focos de incêndio situações pontuais. Apesar disso, ainda é necessário manter cuidado redobrado. "Nossa Operação Verde Vivo — realizada sempre nesta época e voltada para ações de prevenção e combate aos incêndios florestas — ainda não foi concluída. Todo o efetivo material e humano tem atuado na proteção ambiental do DF e Entorno", enfatizou.

A atenção para com esse tipo de ocorrência é acentuada, também, em  função da onda de calor na capital federal. Segundo Bohle, "qualquer fator que colabora com baixa umidade, aumento de temperatura e ventania pode levar a queimadas, sejam de pequenas ou grandes proporções". Além disso, o bombeiro ressaltou que hábitos como a realização de queimadas de lixo e outros materiais, e o descarte inadequado de bitucas de cigarro, também podem gerar focos de incêndio. "Pedimos aos que possuem esse tipo de costume que se policiem", frisou.

Mais calor

Se os brasilienses achavam que o calor daria trégua, enganaram-se profundamente. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas na capital podem chegar a incríveis 35°C nesta semana. Mesmo a mínima tendo sido levemente mais alta que o padrão dos meses anteriores em que, entre algumas variações, fica em 17°C. Para hoje, os termômetros do DF devem marcar mínima de 15°C, com máxima podendo alcançar 34°C. Já a umidade do ar fica em 70% pela manhã, mas pode cair para os 20% nas horas mais quentes do dia.

Kleber Souza, meteorologista do instituto, explicou que esse é o cenário ideal para que alguns recordes sejam quebrados aqui no DF. "Com a onda de calor, as temperaturas vão subindo ao longo da semana. O que favorece também a queda de umidade, e podemos até ter recorde, com temperatura podendo ficar acima dos 35°C", informou.

FONTE: CANÇÃO NOVA


Nenhum comentário:

Postar um comentário