sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Possibilidade de paralisação dos serviços públicos nos Estados Unidos gera alerta entre autoridades

MUNDO

Cenário se dá em meio a impasse entre democratas e republicanos sobre o financiamento do governo quanto aos serviços públicos

Pessoas andam em frente à bandeira dos EUA
Pessoas andam em frente à bandeira dos EUALeif Christoph Gottwald / Unsplash
A perspectiva de uma paralisação dos serviços públicos dos Estados Unidos torna-se mais provável a cada dia que passa, uma vez que os legisladores ainda não chegaram a um acordo para prolongar o financiamento para além do prazo até o final deste mês.Os líderes do Congresso de ambos os lados esperam aprovar uma extensão de financiamento de curto prazo para manter as “luzes acesas” e evitar um desfalque nos serviços públicos. Mas não está nada certo se o plano terá sucesso no meio de profundas divisões entre os democratas e republicanos sobre os gastos do governo e sobre questões como a ajuda à Ucrânia.

O que pode acontecer durante esse período?
No caso de uma paralisação dos serviços públicos, muitas operações governamentais seriam interrompidas, mas alguns serviços considerados essenciais continuariam.

Terminada a paralisação, os funcionários federais que foram obrigados a trabalhar e os que foram dispensados ​​​​receberão pagamento retroativo.

No passado, o pagamento retroativo aos funcionários em licença não era garantido, embora o Congresso pudesse, agiu para garantir que esses trabalhadores fossem compensados ​​pelos salários perdidos assim que terminasse a paralisação.

Agora, no entanto, o pagamento retroativo para trabalhadores dispensados ​​é automaticamente garantido como resultado da legislação liderada pelo senador Ben Cardin, democrata de Maryland, que foi promulgada em 2019. Os funcionários considerados “essenciais” e obrigados a trabalhar já tinham o pagamento retroativo garantido após uma paralisação anterior para a aprovação dessa legislação.

E os funcionários federais não são os únicos que podem sentir os efeitos de uma paralisação.

Durante as paralisações anteriores, os parques nacionais tornaram-se um importante ponto focal de atenção. Embora os locais do Serviço de Parques Nacionais em todo o país tenham sido fechados durante as paralisações governamentais anteriores, muitos permaneceram abertos, mas com falta de pessoal — sob a administração Trump — durante uma paralisação em 2019.

Alguns locais do parque funcionaram durante semanas sem os serviços fornecidos pelo parque aos visitantes, como banheiros, lixo, coleta, instalações ou manutenção de estradas.

“Se você é um funcionário público, isso é altamente perturbador”, disse Maya MacGuineas, presidente do Comitê para um Orçamento Federal Responsável, uma organização apartidária e sem fins lucrativos. “Se você deseja usar um dos serviços que estão paralisados, isso pode ser altamente perturbador.”

Por que os EUA podem enfrentar uma paralisação dos serviços públicos?

Há uma divisão profunda entre a Câmara e o Senado neste momento sobre o esforço para chegar a um consenso e aprovar uma legislação de gastos para o ano inteiro, à medida que os conservadores da linha dura da Câmara pressionam por cortes profundos de gastos e complementos políticos controversos que os democratas, bem como alguns republicanos, rejeitaram.

Com o prazo de financiamento se aproximando, os principais legisladores de ambos os partidos esperam aprovar uma extensão de financiamento de curto prazo conhecida no Capitólio como resolução contínua ou CR.

Estas medidas de curto prazo são frequentemente utilizadas como uma solução provisória para evitar uma paralisação e ganhar mais tempo para tentar chegar a um acordo de financiamento mais amplo para o ano inteiro.

Não está claro, no entanto, se haverá consenso suficiente para aprovar até mesmo um projeto de lei de financiamento de curto prazo antes do final do mês, já que os conservadores criticam a possibilidade de um projeto de lei provisório e ameaçam votar contra, enquanto exige grandes concessões políticas que não têm chance de aprovação no Senado.

A ajuda à Ucrânia também poderia ocupar o centro das atenções e complicar ainda mais os esforços para aprovar uma lei de curto prazo.

Os democratas e os republicanos do Senado apoiam fortemente a ajuda adicional à Ucrânia, que poderia ser incluída como parte de uma lei provisória, mas muitos republicanos da Câmara estão relutantes em continuar a enviar ajuda e não querem ver isso associado a uma lei de financiamento de curto prazo.

O que diz a Casa Branca?

A Casa Branca emitiu um alerta severo nesta semana de que uma paralisação poderia ameaçar programas federais cruciais.

No seu alerta, a Casa Branca estimou que 10.000 crianças perderiam o acesso aos programas Head Start em todo o país, uma vez que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos seria impedido de conceder subsídios durante uma paralisação, enquanto os controladores de tráfego aéreo e os oficiais da TSA teriam de trabalhar sem remuneração, ameaçando atrasos nas viagens em todo o país.

Uma paralisação também atrasaria as inspeções de segurança alimentar da Food and Drug Administration (FDA), a Anvisa norte-americana.

“Estas consequências são reais e evitáveis ​​– mas apenas se os republicanos da Câmara deixarem de fazer jogos políticos com a vida das pessoas e de atender às exigências ideológicas dos seus membros mais extremistas e de extrema-direita”, afirmou a Casa Branca.


FONTE: CNN,Clare Foran

Nenhum comentário:

Postar um comentário