AGRONEGÓCIO

Muitas pessoas têm o costume de lavar o arroz antes de cozinhar, acreditando que isso é uma medida de higiene ou de qualidade. Mas será que essa prática é realmente necessária ou benéfica?
Você tem dúvidas sobre o assunto? Então continue a leitura. A seguir, explicaremos o que a ciência diz sobre lavar ou não lavar o arroz antes de cozinhar.
Motivos para lavar o alimento
Mas você ainda pode ter uma boa razão para continuar passando água corrente no alimento. Estamos falando sobre os microplásticos presentes na maioria dos alimentos, incluindo o arroz.
As partículas de plástico, praticamente invisíveis aos consumidores, podem ser parcialmente eliminadas durante o processo de lavagem.
De acordo com pesquisas realizadas recentemente, a diminuição dessas minúsculas partículas indesejadas pode chegar a 20% após mergulhar o alimento em água limpa e corrente.
Quer mais uma razão para continuar lavando o arroz antes do cozimento? Tal hábito pode eliminar até 90% do arsênio contido nos grãos. Quando consumido com frequência e por longos períodos, esse metal pesado, mesmo que em quantidades pequenas, pode ser prejudicial à saúde.
Mas tenha em mente: lavando o arroz, podemos perder alguns nutrientes que estão na camada mais externa do grão, como minerais (potássio, magnésio, ferro e fósforo) e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6). Esses nutrientes são hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem na água.
Fonte:Capitalist
Nenhum comentário:
Postar um comentário