BRASIL
O piloto de Jundiaí (SP), Douglas Costa, e a namorada, Mariana Giordano, morreram após terem sintomas de febre e dor — Foto: Reprodução/Instagram
O Instituto Adolfo Lutz confirmou que Mariana Giordano, de 36 anos, morreu por febre maculosa. O laudo que confirma se o namorado dela, piloto da Fórmula C300 Douglas Costa, também foi vítima da doença, ainda não ficou pronto.
Segundo o instituto, que fica em São Paulo, Mariana informou, quando foi internada, que tinha notado marcas de picada de inseto no corpo após uma breve viagem a Campinas.
Depois, o casal foi a Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, quando os sintomas começaram a aparecer. Os dois foram internados no dia 7 de junho e morreram no dia seguinte, com diferença de poucas horas.
A prefeitura de Camanducaia negou que a febre maculosa tenha sido contraída no município, já que a febre amarela fica incubada por até 14 dias.
A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, onde o casal morava, notificou a prefeitura de Campinas sobre as mortes.
Nesta segunda-feira, a Vigilância campineira fez uma varredura em locais onde, provavelmente, o casal esteve durante a viagem para a cidade.
O espaço com mais possibilidade é uma área privada no distrito de Joaquim Egídio, região onde há presença do carrapato estrela.
Os responsáveis pelo espaço foram notificados sobre a importância da sinalização a respeito do risco de febre maculosa.
Nos próximos dias, os técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde vão fazer uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos na área.
A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos adequados.
Fonte: CBN Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário