quarta-feira, 10 de maio de 2023

Morre o jornalista José Wilson Ibiapina, aos 80 anos

 BRASÍLIA

Ibiapina foi o primeiro repórter da TV Globo Brasília e também trabalhou nos Diários Associados, em Fortaleza


© Divulgaçāo Agência Brasil


O jornalista José Wilson Ibiapina morreu nesta terça-feira (9/5), aos 80 anos, após falência múltipla dos órgãos. Ibiapina começou a carreira nos Diários Associados, em Fortaleza, e se mudou para Brasília no início da década de 1960. Em 1970, entrou para a Globo, quando as notícias eram transmitidas em filmes para o Jornal Nacional, e se tornou o primeiro repórter da TV Globo na capital.

Natural do Ceará, Ibiapina nasceu em 26 de fevereiro de 1943 e fez de tudo um pouco na carreira de jornalista. Trabalhou em rádio e jornal impresso antes de mergulhar no telejornalismo, onde se manteve ativo por décadas. Foi chefe de reportagem e editor na Globo em Brasília, editor do Jornal da Globo e do Bom dia Brasil, e diretor da sucursal da emissora no Ceará, a TV Verdes Mares, a qual foi responsável pela implementação.

A história dos fatos Como repórter, Ibiapina participou de coberturas históricas, como o sepultamento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 1976; a primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil; as primeiras eleições diretas para governador após o Golpe Militar; a eleição, seguida da doença e da morte de Tancredo Neves, em 1985; e acompanhou as viagens do presidente José Sarney. Apesar de ter raízes no nordeste, Ibiapina era apaixonado por Brasília e considerava a cidade o melhor lugar para um jornalista trabalhar. 

“Se você for trabalhar em Brasília você nunca mais quer trabalhar em outro lugar. Porque lá você vê a notícia surgir, a origem da informação, a origem de tudo, as outras praças vivem de repercussão. 

Então você fica viciado em ver as coisas surgirem no meio dos fatos, a origem das coisas, né. É muito interessante profissionalmente”, disse em depoimento ao programa Memória Globo, em 2004. Além de jornalista, Ibiapina também era escritor e membro da Academia Cearense de Letras. Ele estava internado há 20 dias. Ele deixa esposa, a também jornalista Edilma Neiva, e dois filhos. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário