sábado, 27 de maio de 2023

Duas das 100 melhores cidades do mundo ficam no Brasil; campeã é britânica

MUNDO

FOTO: REPRODUÇÃO

Londres, capital do Reino Unido, voltou a se consagrar como a melhor cidade do mundo. A metrópole, que já havia sido considerada por um estudo de fevereiro como o destino de maiores oportunidades, melhor cardápio cultural e qualidade relativa de vida em todo o globo, ficou em primeiro lugar na estreia do levantamento City Index realizado pela consultoria de performance de marca Brand Finance e divulgado na quinta (18).

O Brasil também obteve boa performance na pesquisa, assim como na antecessora, conquistando dois lugares no top 100. Rio de Janeiro ficou em 69º lugar com a nota 60,4 (de 100 pontos possíveis) e São Paulo em 75º com 59,5. A diferença foi de cerca de 25 pontos para a campeã, que alcançou a média 84,6.
Para chegar ao resultado final, a consultoria ouviu quase 15 mil moradores de 20 países em todos os continentes — dentre eles, o Brasil — para analisar a percepção que o público tem das cidades, ou seja, sua "marca pessoal". Também foram analisadas a qualidade de vida para trabalhar presencialmente, remotamente, estudar, visitar, investir e se aposentar em cada uma. Elas ainda foram julgadas pelo patrimônio cultural, os valores de seu povo, sustentabilidade, transporte, governo, educação e ciência. Por que Londres é especial? A capital inglesa se destacou principalmente por "familiaridade", segundo a Brand Finance. Isto é, pessoas de todos os cantos do globo estiveram lá ou tiveram contato com a sua cultura e sentem afinidade com o local.

A fachada da livraria em Portobello onde o personagem de Hugh Grant trabalhava em "Um Lugar Chamado Notting Hill": A familiaridade do público com a paisagem londrina a torna uma favorita para visitar, se mudar, estudar e trabalhar Imagem: pql89/Getty Images

"Conhecer uma cidade permite ao público formar percepções positivas dela — reconhecer sua reputação e considerá-la um lugar favorito para viver, trabalhar, estudar, se aposentar, visitar ou investir. Alta familiaridade significa um entendimento mais profundo de suas qualidade se um alcance maior de seu apelo, permitindo que a cidade atraia benefícios econômicos significativos de imigração, investimentos e turismo", relativizou David Haigh, presidente da Brand Finance. Dos sete quesitos analisados, Londres ainda ficou em primeiro em dois considerados "chave": estudos e turismo.

O levantamento destacou a excelência acadêmica oferecida pelas instituições educacionais londrinas, entre elas algumas das melhores do mundo como University College London, King's College, Imperial College e a London School of Economics. Seus marcos históricos e cartões postais — o Parlamento, o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres — além de museus como o British Museum, a National Gallery e o circuito teatral de West End ainda a tornaram "um destino turístico de primeira".

Nova York, Paris e Zurique também são cobiçadas Em segundo lugar atrás de Londres, Nova York é a terceira no mundo todo em familiaridade e fica em segundo internacionalmente quando o assunto é estudar, visitar e fazer investimentos. Neste quesito, aliás, ela perde apenas para Zurique, na Suíça.

No geral, Nova York ficou em primeiro em compras, restaurantes e vida noturna e em segundo nas opções de teatro e shows. Já Paris, a terceira melhor cidade do mundo, é a segunda em familiaridade. Graças a atrativos como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Moulin Rouge, ela venceu — de longe — o pilar de cultura e patrimônio. A Cidade-Luz também ficou em segundo lugar global quando o assunto é receptividade — seu povo foi considerado caloroso, além de ter forte personalidade e identidade.

FONTE: UOL




Nenhum comentário:

Postar um comentário