sexta-feira, 12 de maio de 2023

Anderson Torres é solto após 4 meses e terá de usar tornozeleira eletrônica

 BRASIL

Anderson Torres foi solto por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes e deixou o Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar na noite desta quinta-feira. Foram quase quatro meses de prisão — 118 dias — por suspeita de omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro.

O que aconteceu

O ex-ministro da Justiça deixou o batalhão da PM acompanhado de seus advogados. No local, alguns manifestantes acompanharam a soltura e gritaram o nome de Torres.

Ele deverá cumprir uma série de medidas para continuar em liberdade provisória. Se infringir qualquer uma, voltará para a prisão, segundo decisão de Moraes.

Torres já está usando a tornozeleira eletrônica, informou sua defesa, e foi para sua casa, em Brasília. Entre a divulgação da decisão de Moraes e a saída da prisão foram cerca de quatro horas e meia.

Ele é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e estava detido desde 14 de janeiro. Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal quando ocorreram os atos golpistas.

As obrigações impostas por Moraes

Apresentar-se à Justiça semanalmente, às segundas-feiras.

Não pode deixar o país.

O ex-ministro também foi afastado do cargo de delegado da Polícia Federal.

Está proibido de se comunicar com outros investigados e não poderá usar as redes sociais.

No presente momento da investigação criminal, as razões para a manutenção da medida cautelar extrema em relação a Anderson Gustavo Torres cessaram, pois a necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade demonstra que a eficácia da prisão preventiva já alcançou sua finalidade, com a efetiva realização de novas diligências policiais, que encontravam-se pendentes em 20/4/2023."Alexandre de Moraes, ao mandar soltar Anderson Torres

Defesa fala em colaborar

O advogado Eumar Novicki afirmou que recebeu a decisão da soltura com "serenidade e respeito", em nota divulgada após a decisão de Moraes.

A defesa reitera sua confiança na Justiça e seu respeito irrestrito ao Supremo Tribunal Federal. O maior interessado na apuração célere dos fatos é o próprio Anderson Torres."Eumar Novicki, advogado de Torres

A defesa convocou uma entrevista coletiva para as 11h desta sexta-feira, em Brasília.

Fonte: Paulo Roberto Netto e Marina Sabino

Do UOL e colaboração para o UOL, em Brasília

11/05/2023 17h28Atualizada em 11/05/2023 21h51


Nenhum comentário:

Postar um comentário