segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Terremoto de magnitude 7,8 destrói castelo de 2 mil anos na Turquia

 MUNDO

O castelo de Gaziantep, construído há pelo menos 2 mil anos, foi parcialmente destruído pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu hoje a Turquia e a Síria. Imagens feitas por um drone mostram que paredes e torres do prédio histórico, atração turística no sudeste do país, sumiram completamente após o tremor —que deixou mais de 2.200 mortos nos dois países.


"Algumas das fortalezas no leste, sul e sudeste do Catelo de Gaziantep, no distrito de Ahinbey, foram destruídas pelo terremoto, os destroços estão espalhados pela estrada", afirmou a agência turca Anadolu, na manhã de hoje, horas depois do desastre. 


Ainda segundo a imprensa local, as estruturas que ajudavam a proteger a obra, construída em cima de um monte, foram completamente destruídas pelo tremor, deixando o castelo exposto.


"As grades de ferro em volta do castelo agora se espalham pelas calçadas. A parede de contenção também colapsou. Em alguns dos muros, grandes rachaduras já são observadas", afirmou a Anadolu. De acordo com escavações arqueológicas, o castelo de Gaziantep foi construído como posto de vigia no período romano, por volta do século dois, e se expandiu ao longo do tempo, atingindo sua forma atual por volta do século cinco, já no Império Bizantino. 


Mais recentemente, ele servia como sede do Museu Panorâmico de Heroísmo e Defesa de Gaziantep. Vizinha da obra, uma mesquita também colapsou parcialmente. A cúpula e uma das paredes da construção histórica, datada do século 17, não resistiram à força do terremoto.



UOL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário