segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Por que o Brasil está se tornando exemplo de tokenização no mundo

 TECNOLOGIA

País tem diversos projetos de tokenização sendo lançados com apoio de CVM e Banco Central




Se a tecnologia blockchain foi a principal responsável pela criação do Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, cada vez mais é preciso entender que ela não está necessariamente ligada a esse mercado e que hoje ela tem sido usada para criar diversas outras soluções.

E hoje um dos principais usos de blockchain está relacionado à tokenização, uma palavra que ainda assusta muitas pessoas, mas que busca abrir todo um vasto universo de novos investimentos, podendo resultar em custos menores tanto para empresas quanto investidores.

Se até o fim do ano passado esse era um tema pouco comentado, hoje a tokenização tem ganhado força, principalmente no Brasil. Atualmente o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) possuem um sandboxes regulatórios (ambiente de experimentação) com projetos que envolvem tokens, colocando o Brasil em destaque no segmento.

“O Brasil, com o sandbox da CVM, está na frente globalmente no tema de tokenização, está bem avançado”, avalia Marcos Viriato, CEO da Parfin, em entrevista ao InfoMoney.

A ideia de criar representações digitais de ativos financeiros não é algo tão recente, com projetos que desde 2018 tentam uma forma de sair do papel, mas que não tinham o apoio dos reguladores. Com o lançamento dos dois sandboxes – CVM e BC -, diversas empresas puderam estruturar suas plataformas e agora começam a lança-las oficialmente.

“O olhar do regulador é de proteger o investidor, então quando você fala de tokenizar vários ativos, o controle é um pouco mais complicado, porque você está tokenizando um ativo que não necessariamente deveria ser vendido para aquele investidor específico”, explica Viriato sobre a cautela no lançamento desses produtos.


há 30 minutos
InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário