sexta-feira, 17 de junho de 2022

DF marca presença no Campeonato Brasileiro de futebol de mesa

ESPORTES 
Capital federal será representada pelos botonistas Alcides Figueira, Paulo Caruso, Simplicio Santos, Antonio Pimentel e Francisco Maia. A competição começa nesta quinta-feira (16/6) e vai até domingo (19/6), no Morumbi, em São Paulo

FOTO: REPRODUÇÃO


Brincadeira que virou coisa séria, o futebol de mesa, popular futebol de botão, abrirá, nesta quinta-feira (16/6), no Morumbi, em São Paulo, os trabalhos do Campeonato Brasileiro. O torneio que vai até o domingo (19/6) contará com a presença do Distrito Federal entre os melhores botonistas do país.Esta será a 32ª edição da competição nacional na categoria 12 toques, uma das mais praticadas do futebol de mesa. Ao todo, 240 competidores, entre 14 e 70 anos, disputarão os títulos das categorias máster, adulto e sub-18. Alcides Figueira, Paulo Caruso, Simplício Santos e Antônio Pimentel, da AABB/Acafuma-DF, e Francisco Maia, do Gama, representarão a capital no palco nacional.

Praticante do futebol de mesa desde os 5 anos e atual presidente da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa (FBFM), Simplício Santos comenta as expectativas para o torneio. "O nível em São Paulo será altíssimo, com botonistas que disputam campeonatos internacionais. Se conseguirmos ir além da terceira divisão, já será um excelente resultado", avalia. 

O representante brasiliense revela que a procura pelo esporte também tem aumentado. "Por ser um esporte relativamente barato, inclusivo e pode envolver a família inteira, tem crescido. Mulheres, jovens, idosos, crianças e deficientes praticam", conta. 

Além do Distrito Federal, outras 12 unidades da federação serão representadas: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Entre os times, destacam-se as participações de São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Avaí, Sport e Santa Cruz.

O futebol de mesa é levado à sério no Brasil. Hoje, o país conta com 19 federações estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), sendo que 11 serão representadas no Campeonato Brasileiro. Essa será a primeira vez que o torneio será disputado desde o início da pandemia de covid-19.

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz


CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário