domingo, 14 de novembro de 2021

Por que não guardar tomate na geladeira? Veja essas dicas para conservar seu fruto por mais tempo

 DICAS VALIOSAS

Crédito imagem: Saúde e Vitalidade 

Por que não guardar tomate na geladeira? Você já se fez essa pergunta ou nem havia se questionado sobre isso antes? Para responder a essas e a outras indagações, o Casa & Agro do site Tecno Notícias, traz neste domingo, 07 de novembro, uma matéria completa para você.

Todos nós achamos que lugar frutas e legumes maduros é na geladeira, pois assim se conservariam por mais tempo. Entretanto, isso nem sempre é verdade, uma vez que depende do estágio de maturação em que eles se encontram. A mesma lógica se aplica ao famoso fruto vermelho, e vamos mostrar para você por que não guardar tomate na geladeira. Ou melhor, por que não guardar qualquer fruto na geladeira. Confira!

A resposta para a pergunta “por que não guardar tomate na geladeira?” é mais simples do que se parece. Estudos na área da manifestação do sabor e conservação dos alimentos, confirmam que guardar tomates na geladeira não é uma boa ideia. A explicação para isso é porque temperaturas mais baixas afetam o sabor do tomate. Curioso, não é mesmo?

Por mais estranho que isso possa parecer, saiba que resfriar os tomates em temperaturas inferiores a 13°C interfere não apenas no sabor, mas também no aroma do fruto. Isso tem a ver com a genética do alimento, que submetido a temperaturas mais frias, tem a expressão reduzida dos genes responsáveis por dar aquele gosto tão especial.

Sendo assim, armazene seus tomates em temperatura ambiente e, claro, deixando-os sempre nos locais com temperaturas mais amenas da casa. O contrário, isto é, temperaturas muito elevadas, também prejudicará seus frutos.

Vale ressaltar que os tomates precisam permanecer por pelo menos 3 dias na geladeira para que haja essa interferência na qualidade do fruto. Por isso, reserve esse ambiente refrigerado para armazenar seus tomates apenas quando eles já estiveram muito maduros.

Assim, todos os genes do sabor e aroma já terão se expressado e a temperatura não irá mais interferir nesse processo. Mas, lembre-se de consumi-lo em até três dias. Caso isso não seja possível, veja as dicas a seguir de como você pode conversar tomates por mais tempo.


Você aproveitou aquela promoção imperdível e acabou comprando mais tomate do que deveria? Essa é uma situação muito frequente hoje em dia. Isso porque os preços elevados nos supermercados não estão nada atraentes, certo?

Pois bem, agora você está se perguntando o que fazer para conservar seus tomates por mais tempo, já que o ideal é não deixá-los na geladeira. Por isso, separamos umas dicas valiosas para que você nunca mais perca esse fruto tão nutritivo e saboroso em sua casa.

A primeira delas é que os tomates já maduros precisam ser armazenados em temperatura ambiente, de preferência com a cabeça voltada para baixo. Já se você aproveitou aquele desconto irrecusável e adquiriu tomates verdes também, é aconselhável mantê-los em algum recipiente de madeira, uma vez que isso facilita o amadurecimento.

Outra dica infalível para conservar tomates é transformar esses frutos, quando bem maduros, em molhos naturais. Você pode preparar seu molho ou purê de tomate com suas ervas aromáticas e temperos e congelar por até 3 meses.

Essa última sugestão é perfeita, já que suas massas e carnes terão o sabor especial de um molho de tomate caseiro e você nunca mais vai precisar comprar a versão dos supermercados, as quais possuem muitos aditivos e conservantes que fazem mal à saúde.

Portanto, agora que você já sabe por que não guardar tomate na geladeira e como conservá-lo por mais tempo, é só usar da criatividade para utilizar esse item indispensável em qualquer cozinha. Experimente!


Fonte: Casa Agro



Nenhum comentário:

Postar um comentário