sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dia do Idoso

 BRASIL

Confira o que foi destaque no Sentinelas da Tupi desta sexta-feira




Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, é o Dia Nacional do Idoso. A comemoração foi instituída em uma Assembleia da ONU. A data tem como objetivo, sensibilizar a população para as questões do envelhecimento e enfatizar a necessidade de promover e proteger esta população. A terceira idade traz consigo inúmeros desafios.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, dos 210 milhões de brasileiros, mais de 37 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. A pesquisa aponta também, que 18,5% desta população ainda trabalha e 75% contribui para a renda familiar.

A Cardiologista e Geriatra, Margarete Henriques, ressalta o processo natural do envelhecimento e destaca a importância dos idosos se manterem ativos.

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 2003, tem o objetivo de garantir os direitos à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos. O coreógrafo Carlinhos de Jesus, de 68 anos, e o comunicador da Super Rádio Tupi, Washington Rodrigues, o Apolínho, de 85, contam como é envelhecer com consciência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário