quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Pelo quinto dia, Esplanada dos Ministérios segue bloqueada pelo quinto dia e governo do DF negocia liberação

DF

Apoiadores de Bolsonaro estão acampados 

e caminhões bloqueiam o trânsito na região.


Foto: Pedro Paulo/ Jornal Central Brasil

Pelo quinto dia seguido, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro bloqueiam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Manifestantes estão acampando no local desde o fim de semana, por conta das mobilizações do Sete de Setembro. Caminhões estacionados ao longo das avenidas bloqueiam o acesso aos ministérios e também à Praça dos Três Poderes, onde ficam o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em nota divulgada no início da tarde, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirma que caminhões que estavam estacionados na Esplanada começaram a deixar o local,  parte das estruturas começou a ser desmontada e que a operação segue em andamento.

O Governo do Distrito Federal negocia com os manifestantes desde quarta-feira (8). Havia expectativa para que a desmobilização ocorresse nas primeiras horas desta quinta-feira (9), o que não aconteceu. Um grupo de manifestantes chegou a sentar em uma das vias nesta manhã, formando uma espécie de escudo humano para isolar a região. 

No final da manhã, o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, esteve na Esplanada conversando com os manifestantes. O pedido foi para que ocorra a desmobilização aos poucos, com a liberação do trânsito na região.  

– Conversei com a liderança dos senhores e foi ajustado que os senhores seguem com a manifestação, mas que se comece a desmontar a questão dos veículos que estão aqui estacionados. A gente tem que começar a organizar também – disse Danilo. 

Em nota divulgada no início da tarde, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirma que os caminhões que estavam estacionados na Esplanada começaram a deixar o local e que  parte das estruturas começou a ser desmontada.


FONTE: GZH/MARINA PAGNO


Nenhum comentário:

Postar um comentário