quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Leite materno é o alimento mais completo que uma criança necessita

 AGOSTO DOURADA

Amamentação é benéfica para o crescimento ósseo e deve ser mantida até os dois anos de idade

foto: reprodução Sciath





O leite materno é o mais completo alimento para uma criança. Até os seis meses de vida, deve ser exclusivo e seguir, junto com outros alimentos, até pelo menos os dois anos de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, os benefícios da amamentação vão além do leite em si. Os movimentos do ato de amamentar também são benéficos para o desenvolvimento da criança. Segundo os especialistas, a amamentação é importante, por exemplo, para o crescimento ósseo e o ajuste muscular, especialmente da face. Mamar no peito é um excelente exercício para a criança, quando uma criança  está mamando no seio, a criança  realiza movimentos que exercitam a respiração e a musculatura facial. A sucção do leite e a deglutição fortalecem os músculos faciais e direcionam a formação dos ossos do rosto. Amamentar ajuda, também, no fortalecimento e tonificação da língua, bochechas e lábios.


Agosto dourado – Desde o último domingo (1) até o próximo sábado (7), é comemorada a Semana Mundial da Amamentação. A data foi instituída pela OMS para incentivar o aleitamento materno. No Brasil, a iniciativa se desdobra em ações durante todo o mês de agosto.

Benefícios - Há uma série de benefício em consumir o leite materno, além das vantagens motoras apontada pela fonoaudióloga:

- Desenvolve o sistema imunológico do bebê, pois o leite materno protege o organismo contra infecções, como as otites e as infecções intestinais;

- Fortalece o vínculo mãe e bebê, fazendo com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade;

- Diminui o risco de alergia e asma;

- Evita doenças futuras como obesidade, diabetes e hipertensão;

- Evita cólicas, pois tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê;

- Amamentação diminui risco de câncer de mama.

Desvantagens em usar bicos - Usar os bicos artificiais (chupetas e mamadeiras) deve ser o último recurso em relação à alimentação do bebê nos primeiros meses de vida. Isso pode causar uma série de desvantagens, estéticas e motoras:

- Podem interferir no posicionamento adequado da língua;

- Podem implicar em alteração postural e muscular do rosto;

- Podem ocasionar a respiração oral;

- A mordida pode ficar aberta e o arco dentário estreito;

- Podem causar alterações dentárias;

- Aumentam a probabilidade de cárie.




Nenhum comentário:

Postar um comentário