quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Calopsita cantora: saiba como ensinar a ave de estimação a cantar

 PET

Paciência e dedicação são parte fundamental do processo. Repreender a ave ou passar muito tempo, a ponto de cansar o animal, não são indicados e prejudicam o bem-estar da calopsita

Foto: Odaíse Amorim 

Calopsitas são muito sociáveis, e necessitam de contato humano


  • Calopsita aprende a cantar sons por repetição, quanto mais ela ouvir, mais fácil aprenderá. No entanto, sem exageros, para não estressar a ave 

  • Como qualquer animal que está aprendendo truques novos, é importante dar mimos para a ave, como carinho, atenção e petiscos

  • Calopsitas macho e fêmea são capazes de aprender a cantar, contanto que tenham estímulos certos e uma vida saudável.


    As calopsitas não são tão  falantes quanto os papagaios  ou cantoras natas como os canários, mas  essas aves superinteligentes são capazes de aprender os mais diversos truques, como cantar belas melodias.

    O primeiro passo para ensinar uma calopsita a cantar é entender que a ave irá apenas repetir sons aos quais ela esteja acostumada, ou seja, com muita repetição e paciência. E, o mais importante, o animal deve ter um forte vínculo com a pessoa que a ensinará o novo truque.


    Um ambiente tranquilo em que a ave se sinta confiante e confortável também é algo de extrema importância. O tutor deve ter em mente que a ave não sairá cantando no primeiro dia de treinamento, portanto vá com calma e respeite o tempo da ave. Para evitar que a calopsita se canse ou fique estressada, o indicado é que cada aula não ultrapasse um limite básico de 10 minutos diários.


    Como qualquer animal que se pretenda treinar,  a calopsita também merece receber agrados, por isso sempre que for ensiná-la, esteja com alguns petiscos para a ave  e, claro, faça bastante carinho. Isso também ajudará a estreitar os laços entre ave e tutor.


    Importante dizer também que as calopsitas já repetem sons de forma natural, algo que, mesmo na natureza, ela ouça seguidas vezes, acabará repetindo espontaneamente, então não necessariamente terá que dar um curso para a ave para cada melodia que deseje que ela reproduza. Com o dia a dia ela pegará o jeito.

    Há um mito de que  calopsitas macho são mais fáceis de ensinar do que fêmeas. Em partes, é verdade, mas não significa que uma calopsita fêmea não aprenderá novos truques. O que acontece é que os machos já se utilizam desses truques na natureza para conquistar as parceiras. Basta que a ave seja bem tratada, se sinta à vontade, confiante e tenha uma boa ligação com a pessoa que for treiná-la, não importa se ela é macho ou fêmea, aprenderá do mesmo jeito.

    O segredo para o sucesso é que a ave tenha uma boa saúde e, com o tempo, ela estará cantarolando, falando, gritando e tudo mais o que a faça se sentir feliz.


  • Fonte:Mundo Pet


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário