Por Aline Saavedra (SEGUP)
Seja pelos rios, estradas ou ar, os agentes de segurança pública estão empenhados, desde a chegada da primeira remessa das vacinas contra a Covid-19, na distribuição dos imunizantes. Neste sábado e domingo, 27 e 28 de março, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), dará continuidade ao planejamento de voo que levará a vacina e a esperança para o interior do Estado.
Foto: Ricardo Amanajas / Ag.ParaA operação para a distribuição de vacinas nesta etapa envolve cinco aeronaves, sendo três aviões e dois helicópteros. A primeira aeronave decolou do hangar do grupamento às 8h.
Os municípios que receberão as doses neste sábado são: Breves, Gurupá, Santarém, Altamira e Cametá. Duas aeronaves sairão de Santarém, após serem abastecidas com as vacinas para as cidades que integram a Calha Norte (Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti). Ainda no sábado, os municípios de Marabá e Conceição do Araguaia receberão as doses do imunizantes, além do arquipélago do Marajó, mais especificamente nos municípios de Anajás, Chaves e Afuá.
Em Santarém serão desembarcados também os suprimentos de saúde dos municípios de Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Placas e Trairão. O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu) receberá as doses em Breves e levará para Portel, Melgaço e Bagre em uma lancha.
Foto: Ricardo Amanajas / Ag.ParaNo domingo (28), as embalagens com os imunizantes chegarão às cidades de Soure, Salvarera, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista e Muaná. Com essa nova etapa de distribuição serão contemplados sete Centros Regionais de Saúde (7°,8°,9°,10°,11°,12° e 13°) vinculados à Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa).
Para o diretor do Graesp, Coronel Armando Gonçalves, é gratificante estar na linha de frente e ajudando a salvar vidas de muitas pessoas. "Estamos trabalhando de forma muito atuante na distribuição das vacinas desde o primeiro momento em que os imunizantes chegaram ao Pará. Todos os esforços estão sendo feitos para que as vacinas cheguem o quanto antes aos seus locais de destino", afirmou o diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário