sexta-feira, 26 de março de 2021

Linhagem de Manaus é o tipo mais frequente dos casos de covid no DF

COVID-19 DF

Publicado em 25/03/2021 - 20:27

Por Gésio Passos, repórter da Rádio Nacional Brasília

Sequenciamento genético de pacientes com covid no Distrito Federal mostram que o tipo mais encontrado do coronavírus é da linhagem de Manaus. Mas foi detectada, pela primeira vez, a presença da variação do Reino Unido.

O estudo feito pelo Governo do DF e pela Universidade de Brasília fez a sequência genética de 44 amostras da primeira quinzena de março. Dessas, 24 amostras de Manaus, 14 coletadas no  Rio de Janeiro, outras 5 de que já vinham circulando no país e UMA amostra do tipo da mutação do Reino Unido.

O Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirma que a variação inglesa foi detectada de uma pessoa que foi infectada em Brasília, mostrando que a variação do coronavírus, já circula no país.

A Secretaria de Saúde anunciou que todas as 28 mil vagas para vacinação disponíveis para profissionais de saúde, que não estão na linha de frente contra o covid, foram ocupadas em 2 horas de agendamento. O governo disse que novas doses serão disponibilizadas para esse público após a chegada de mais vacinas.

A lista de espera por uma UTI no Distrito Federal continua alta. 369 pessoas aguardam por uma vaga, sendo 276 com Covid. O Secretário-Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que a lista de espera não quer dizer que os pacientes não estejam sendo atendidos.

Nesta quinta-feira, 14 leitos de UTI estavam disponíveis para pacientes com covid nos hospitais públicos, com outros 371 ocupados. 24 leitos de UTI estavam a espera de liberação no Distrito Federal.


Fonte: Radioagencia Nacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário