Das 8h às 16h, 60 colaboradores serão voluntários em ação que acontecerá no estacionamento do Instituto. O objetivo é reforçar o estoque do Hemogo, no momento em que os bancos de sangue passam por desabastecimento, por causa da Covid-19. Estima-se que, em 2020, o medo da doença pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019

Estima-se que, em 2020, o medo da doença pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019
O Governo de Goiás, por meio do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), realiza, nesta quinta-feira (11/02), o Ipasgo Solidário, uma campanha interna de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro de Goiás (Hemogo). A unidade móvel ficará estacionada, das 8h às 16h, na garagem do Instituto, recolhendo sangue de 60 colaboradores voluntários agendados previamente.
O objetivo é reforçar o estoque do Hemogo, neste momento em que os bancos de sangue de todo o País estão passando por desabastecimento, por causa da pandemia de Covid-19. O Ministério da Saúde estima que, em 2020, o medo da doença pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019.
A parceria entre o Ipasgo e o Hemocentro vem desde 2014. A novidade deste ano é que, a partir de agora, a ação acontecerá a cada três meses. As datas serão escolhidas de acordo com a agenda do Hemogo, bem como do plano de assistência, e divulgadas com antecedência.
A Hemorrede Pública de Goiás é responsável por fornecer sangue e hemocomponentes para mais de 200 unidades de saúde em todo o Estado. A demanda média por bolsas de sangue é de aproximadamente 4 mil unidades.
Critérios para doar:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).
Impedimentos temporários:
- Gripe, resfriado e febre, aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação (até 12 meses após o parto);
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem doação);
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
- Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Critérios definitivos de impedimento:
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatite B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II, e doença de chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária.
Intervalo entre uma doação e outra:
Homens: 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano).
Mulheres: 3 meses (máximo de 3 doações no período de 1 ano).
*Quando se doa sangue, são realizados testes para identificar doenças infecciosas que podem ser transmitidas pela transfusão de sangue: tipagem sanguínea, hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. Após a análise de sangue, todos esses exames são entregues ao doador, no prazo de 30 dias. Para tanto, o doador deve ir, pessoalmente, no Hemocentro com documento original com foto em mãos.
Serviço:
Assunto: Ipasgo Solidário – Campanha de Doação de Sangue
Quando: quinta-feira (11/02), das 8h às 16h
Onde: Estacionamento do Ipasgo – Avenida 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.
Fonte: Ipasgo-GO
Nenhum comentário:
Postar um comentário