A convite do ge, jogadores que foram campeões com Abelão mandam mensagem ao treinador; Colorado pode igualar melhor campanha na era dos pontos corridos com vitória sobre o Vasco
Por Tomás Hammes — Porto Alegre
Abel Braga pisará a beira do campo de São Januário neste domingo, às 16h, para gravar ainda mais fundo o seu nome na história do Inter. O treinador irá se isolar como técnico que mais vezes comandou o Colorado no duelo com o Vasco, válido pela 36ª rodada do Brasileirão.
A partida tão decisiva para o líder na briga pelo título será a de número 338 de Abelão em sete passagens pelo Inter. Ele deixa para trás o histórico Teté, o Marechal das Vitórias, treinador do "Rolinho" na década de 50, com 337.
A marca tão emblemática para quem já é eterno pelos títulos da Libertadores e do Mundial em 2006 desperta homenagem e o carinho de seus ex-comandados. A convite do ge, alguns atletas que trabalharam e foram campeões com Abel pelo Inter deixaram uma mensagem para o técnico (veja no vídeo).
Abel Braga se isolará como técnico com mais jogos na história do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
> Técnicos com mais jogos pelo Inter:
- Teté e Abel Braga – 337
- Cláudio Duarte – 306
- Dino Sani –271
- Rubens Minelli – 225
- Muricy Ramalho – 166
Outro recorde em vista:
O recorde de jogos no comando do Inter está garantido. Mas Abel Braga e o Inter ainda buscam outro número expressivo contra o Vasco, além, claro, da manutenção da liderança.
Se vencer em São Januário, a equipe chegará a 69 pontos e igualará a melhores campanha do clube na era de pontos corridos do Brasileirão. O Inter já encerrou com esta pontuação em três oportunidades.
> As melhores campanhas do Inter no Brasileirão:
- 2006 – 69 pontos – 2º lugar - 60,5% de aproveitamento
- 2014 – 69 pontos – 3º lugar - 60,5% de aproveitamento
- 2018 – 69 pontos – 3º lugar - 60,5% de aproveitamento
- 2020 – 66 pontos – 1º lugar - 62,9% de aproveitamento*
- 2009 – 65 pontos – 2º lugar - 57% de aproveitamento
*Pontuação na 35ª rodada
Abelão, aliás, conhece bem esta marca. O treinador era quem comandava a equipe em duas dessas oportunidades, em 2006 e 2014. Depois, em 2018, o Colorado fez esta mesma pontuação com Odair Hellmann, no ano do retorno à Série A após o traumático rebaixamento em 2016.
Recordes à parte, o foco do Inter está muito mais em escrever a história do que revivê-la. O Colorado enfrenta o Vasco neste domingo, às 16h, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileirão. Ao mesmo tempo, o Flamengo duela com o Corinthians no Maracanã.
O Inter é líder com 66 pontos, e o Rubro-Negro, vice-líder com 65. As duas equipes se enfrentam em confronto direto na rodada seguinte.
Novo banner Inter Internacional — Foto: Infoesporte GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário