quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

PF desarticula grupo criminoso especializado em tráfico de drogas em Pernambuco

 

OPERAÇÃO PF


A Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Símios de repressão ao tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Publicado em 26/01/2021 00h00 Atualizado em 27/01/2021 16h50
3.jpg

Arquivo PF

Recife/PE – A Polícia Federal deflagrou hoje (26/1) uma nova fase da Operação Símios, iniciada a partir da apreensão de 808kg de cocaína no Porto de Suape, na Região Metropolitana de Recife, em 21/06/2019.

Em 09/11/2020, a primeira fase foi deflagrada com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão de membros de organização criminosa. Esta era especializada no tráfico internacional de cocaína para a Europa, em exportações fraudulentas e lavagem de dinheiro.

No aprofundamento das investigações, a PF apurou novas provas do envolvimento de lavadores de dinheiro de facção criminosa brasileira. Nesta fase, foram cumpridos mais 2 mandados de prisão preventiva e 3 mandados de busca e apreensão em Parnamirim/RN, Sumaré/SP e Cuiabá/MT.

Os alvos foram empresários que tinham a missão de movimentar clandestinamente os recursos necessários para custear toda logística exigida para camuflar a cocaína em cargas de produtos exportados pelos portos para a Europa.

 

Em paralelo, a PF também cumpriu medidas judiciais de sequestro de veículos e imóveis localizados em condomínios de alto padrão em Parnamirim/RN, Garanhuns e Petrolina/PE, obtidos com os lucros da ação criminosa.

Os crimes investigados pela PF nesse trabalho são, portanto, o tráfico internacional de drogas, o financiamento ao tráfico de drogas, a participação em organização criminosa e a lavagem de dinheiro, cujas penas previstas em lei podem variar de 2 (dois) a 20 (vinte) anos de prisão. 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Contato: (81) 2137- 4076
E-mail: cs.srpe@dpf.gov.br

Justiça e Segurança

PF

Nenhum comentário:

Postar um comentário