segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

467 ANOS: Museu do Ipiranga lança campanha online para marcar aniversário de São Paulo

BRASIL

Instituição traz fotografias e conteúdos em diferentes formatos digitais para discutir a formação do território urbano



Museu do Ipiranga lança, nesta segunda-feira, 25, a campanha digital "São Paulo – Território em Construção" como forma de celebrar o aniversário da metrópole. Desenvolvido pelos criativos Mauro Paz e Elano Collaço, o projeto reúne fotografias raras, entrevistas e depoimentos de pesquisadores sobre o desenvolvimento da capital paulista, além de três lives sobre o tema. Todo o material pode ser conferido no hotsite do projeto, que reúne documentos do acervo do Museu para ilustrar os diferentes aspectos do desenvolvimento da metrópole. O Museu atualmente encontra-se fechado desde 2013 em função de obras de restauro, e a expectativa é que seja reaberto em 2022.


Museu do Ipiranga lança campanha online para marcar aniversário de São Paulo (Foto: Militão Augusto de Azevedo)

(Foto: Militão Augusto de Azevedo, 1887)


O site desenvolvido pela campanha reúne, por exemplo, fotografias feitas por Militão Augusto de Azevedo (1837 - 1905), que registrou as paisagens paulistas em 1862 e 1887 para um comparativo. As fotos acabaram virando um registro histórico da urbanização acelerada que vinha tomando conta da cidade. No século XX, destacam-se as fotos da cidade feitas por Werner Haberkorn, que chegaram a serem usadas como cartões-postais à época.  Momentos históricos, mas que dialogam com a realidade atual, também serão abordados – como epidemias passadas e a tomada do espaço público pelas mulheres na cidade.

Museu do Ipiranga lança campanha online para marcar aniversário de São Paulo (Foto: Benedito Calixto de Jesus)

"Inundação da Várzea do Carmo", por Benedito Calixto de Jesus; 1892

Todo esse conteúdo visual será acompanhado do depoimento de especialistas da área, incluindo a socióloga Fraya Frehse e a arquiteta Sabrina Fontenele. A campanha também terá versões criadas especialmente para as diferentes redes sociais, e conta com recursos de acessibilidade.

Já a programação de lives, que também integra a campanha, ocorrerá entre os dias 25 e 27 de janeiro, sempre às 14h, e contará com mediação de Alana Carvalho, autora do livro “#MulheresDeSP: mulheres que transformaram São Paulo” e fundadora e curadora do projeto Viva Cultura SP. As lives serão transmitidas no horário citado no Instagram do Museu e no Instagram do Projeto Viva Cultura SP. Para quem não puder acompanhar ao vivo, o conteúdo ficará gravado e será disponbilizado no Facebook do Museu após 24 horas.

Museu do Ipiranga lança campanha online para marcar aniversário de São Paulo (Foto: Werner Haberkorn)

Vista aérea da Avenida Nove de Julho; por Werner Haberkorn, 1940 a 1960

As três lives preveem discussões sobre o desenvolvimento urbano de São Paulo e seu futuro diante da pandemia. Os eventos virtuais reunirão especialistas como o professor e diretor de arquitetura do Instituto Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole), Milton Braga, e o sociólogo e antropólogo Heitor Frúgoli.


 Abaixo, você confere com mais detalhes a programação:


25/01, às 14h
Qual o futuro da cidade no mundo pós-pandemia?
Convidado: Milton Braga

26/01, às 14h
Como nascem (e definham) os centros urbanos
Convidado: Heitor Frúgoli

27/01, às 14h
O espaço imperial x espaço republicano, a imagem da cidade se torna laica
Convidado: Paulo Garcez, professor do corpo docente do Museu do Ipiranga



CASA VOGUE





Nenhum comentário:

Postar um comentário